Comunidade do Politécnico de Viseu convidada e revelar o invisível em imagem

“O Invisível Revelado” é o nome da exposição de imagens artísticas resultantes da investigação realizada pelos parceiros da Universidade Europeia EUNICE.

A comunidade académica do Politécnico de Viseu foi convidada a participar, com uma chamada de trabalhos aberta a professores, investigadores, estudantes e técnicos. “Pretende-se propiciar uma experiência envolvente, em que a as imagens científicas, que podem ser incrivelmente belas e complexas, cheguem ao público em geral”, tal como se pode ler na chamada de trabalhos. Os visitantes serão desafiados a pensar a representação da ciência de uma forma inovadora e envolvente.

“Além disso, no âmbito da EUNICE, esta exposição de imagens científicas é uma excelente oportunidade para investigadores mostrarem o seu trabalho num ambiente artístico, obtendo maior exposição e reconhecimento, bem como para potencialmente inspirar novas colaborações na investigação”, refere a organização.

Esta será a edição de 2024 de uma iniciativa da Universidade de Mons (Bélgica) que, desde 2010, conta já quase 40.000 visitantes.

Os interessados poderão enviar as suas imagens para eunice@sc.ipv.pt até dia 26 de junho. Serão selecionadas no máximo 10 imagens por instituição parceira da EUNICE.

As imagens devem estar livres de qualquer anotação, escala ou outros elementos alfanuméricos e devem vir com as seguintes informações: Escola e Departamento/Área; autores e colaboradores (se houver); data em que a imagem foi captada; técnica de captação; situação da publicação (se publicada, especificar a publicação e editora; e descrição da imagem e seu contexto de investigação em 150 palavras.