Peso da Régua foi palco das comemorações oficiais do Dia de Portugal

O dia 10 de junho celebra, anualmente, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, prestando homenagem ao escritor Luís de Camões, ao país, à cultura, e, acima de tudo, aos portugueses espalhados pelo mundo. Este ano, as comemorações oficiais iniciaram-se a 5 de junho na África do Sul e decorreram na cidade do Peso da Régua, região do Douro, considerada Património da Humanidade como Capital Europeia do Vinho em 2023, contando com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Por Beatriz Fonseca, Carolina Apura e Maria Fonseca

A região do Douro mostra-se orgulhosa, assim como afirma Domingos Barbosa, estudante e residente de Peso da Régua, que refere que desta forma apoia-se a igualdade e coesão das regiões do interior face ao litoral, acreditando ainda que a cidade jamais esquecerá este dia considerado histórico.

Nesta data celebrativa, a Força Aérea sobrevoou a região do Douro para dar ínico ao desfile, que percorreu as ruas, emocionando os portugueses que saíram para aplaudir e agradecer “àqueles que dão a cara por nós”, como refere Domingos Barbosa. Os militares portugueses, em homenagem a Luís Vaz de Camões, fazem as tradicionais paradas militares e cantam o hino ao mesmo tempo que erguerem a bandeira.

Ernesto Sousa descreve este dia com um sentimento de “emoção e orgulho de ser português”. Para o ex-militar, a data “tem um sabor especial”.

Os mais novos, também não são indiferentes a esta celebração. Ao longo destes dias de celebrações, as Forças Armadas promovem meios e iniciativas para a comunidade e, nomeadamente, para alunos das escolas da região. Bela Araújo, funcionária do ensino primário, acredita que para os mais novos é uma maneira de entenderem a importância deste feriado para o país.

À chegada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e do primeiro ministro, António Costa, houve quem aproveitasse a ocasião para se fazer ouvir. Elevando cartazes, ex-combatentes do Ultramar, professores e membros de um companhia de teatro local, pediram para não serem esquecidos. “Respeitem os combatentes do ultramar, não os desprezem”, “com um lápis na mão também se faz revolução” e “o Ministério da Cultura  tirou-nos a liberdade” foram algumas das frases que demonstraram o descontentamento por parte dos regueenses .

Cartazes de protesto

Para concluir os dois dias na cidade de Peso da Régua, o chefe de estado, Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitou para condecorar as três bandas militares presentes nas cerimónias oficiais do Dia de Portugal, sendo estas a Banda da Armada, Banda de Música da Força Aérea e a Banda Sinfónica do Exército.

Para os membros da organização, foi um dia vivido de forma intensa, tentando ao máximo garantir a segurança das várias entidades presentes. Vítor Fonseca, cabo da GNR e membro da organização, afirma que “é um dia marcante, quem faz parte de uma força militarizada, como também o é a GNR, sente um orgulho enorme de dever e missão cumprida”.

A Câmara Municipal de Peso da Régua, para além das festividades do dia de Portugal contou com um vasto programa para comemorar esta data, que se prolongou até 11 de junho