Leões voltam a rugir em território viseense

Este sábado o Viseu 2001 recebeu e viu-se derrotado pelos Leões de Porto Salvo. A equipa visitante, que vinha de uma série negativa com três derrotas consecutivas nas últimas jornadas, conseguiu sobrepor-se e regressar às vitórias. Já os viriatos somam aqui a sua segunda derrota seguida.

Por João Pipo (imagens) e Ricardo Pereira (texto)

A formação de Viseu até entrou melhor e criou mais perigo nos primeiros momentos da partida, culminando num golo do seu capitão, Russo, ao minuto 3 na sequência de um passe de Simas. A resposta forasteira não tardou e, cerca de um minuto depois, André Galvão consegue isolar-se e não perdoa, restabelecendo a igualdade.

Sofrido o golo do empate, a equipa da casa deixou-se ir abaixo e permitiu que os Leões pegassem no ritmo do jogo. Dois minutos depois o pivot de Porto Salvo voltou a ameaçar, rematando em força e perto da baliza. O segundo tento chegou mesmo a surgir, desta vez pelo pé de Ré.

André Galvão voltou a marcar a 6 minutos do fim da primeira parte, após fintar e sentar Parente à entrada da área adversária. De vantagem alargada, a formação orientada por Rodrigo Almeida baixou as suas linhas na tentativa de proteger a vantagem. Acabou por não resultar e o Viseu 2001 conseguiu diminuir a desvantagem no marcador dentro de 2 minutos, numa belíssima jogada entre Daniel e Simas, que encostou a bola à boca da baliza.

A equipa anfitriã acabou mesmo por chegar ao empate. Após a bola ter saído de campo pelo flanco direito ofensivo, Daniel deu rasteiro para Russo, que rematou e marcou também ele rasteiro.

Feito o 3-3 no marcador, o Viseu parecia estar embalado para a remontada, acabando por ser abalado por três livres de 7 metros favoráveis ao adversário, dos quais dois acabaram em golo.

O primeiro surgiu na sequência da 5ª falta da equipa de Paulo Fernandes, com Russo a deitar Ruben Santos. À primeira tentativa Nilton defende o livre batido por Diogo Santos, lance esse anulado pelo árbitro, que deu amarelo ao guarda-redes por defender fora da área. À segunda tentativa o guardião acaba por sofrer e, devido aos seus protestos, acaba por ver a cartolina amarela pela segunda vez, sendo expulso.

Com menos um em campo temporariamente, o caos instalou-se na formação viseense, que nem um minuto depois voltou a ceder um livre de 7 metros, convertido por Diogo Santos mais uma vez.

No segundo tempo o ritmo de jogo acabou por abrandar um pouco, com Ré a fazer novamente das suas aos 23 minutos. Estando a vencer por 6-3, os Leões de Porto Salvo foram dominando este início de segunda parte. Voltaram a baixar o ritmo de jogo e permitiram a subida de linhas do Viseu, que não desperdiçou e marcou o 4º tento pelo pé de Pedro Peixoto aos 27.

O resultado viria a ser selado a cinco minutos do fim da partida, por intermédio de André Galvão, que coroou uma excelente exibição com um terceiro golo na sua conta pessoal. Antes do pano cair, os viseenses atacaram mais, sem sucesso, acabando por perder 7-4. Com tal resultado, o Viseu 2001 desce para 10º lugar, sendo o 9º ocupado agora pelos Leões de Porto Salvo.

De sublinhar que, apesar do Viseu 2001 ter o melhor ataque da Liga Placard, ficando apenas atrás do Benfica e do Sporting, tem também a terceira pior defesa, ficando desta vez atrás do Belenenses e do CR Candoso, que se encontram ambos abaixo da linha d’água.

Na próxima jornada os viriatos voltam a jogar em casa, recebendo a equipa do AD Fundão. Já os Leões vão receber o Modicus, que se encontra atualmente no terceiro posto da tabela classificativa.

a