Ensino Superior. Câmara de Mangualde atribui bolsas de estudo

A Câmara Municipal de Mangualde vai atribuir bolsas de estudo aos estudantes do Ensino Superior do concelho pelo sétimo ano consecutivo.

Marco Almeida, presidente da Câmara Municipal de Mangualde, destaca que se trata de “uma ação inserida nas políticas educativas e sociais do município, que visa ajudar os jovens da região em que as condições financeiras do agregado familiar não permitem que frequentem o Ensino Superior”. Marco Almeida sublinha ainda que “esta medida, para além combater o abandono escolar por falta de condições monetárias, é uma iniciativa de promoção à igualdade de oportunidade e coesão social”.

O Município de Mangualde tem vindo a apostar fortemente na atribuição de bolsas de estudo de acesso ao ensino superior. No ano letivo 2021/2022 foram apresentadas 76 candidaturas e atribuídas 56 bolsas e, nos últimos seis anos foram atribuídas 200 bolsas, representando um investimento total de 70 000 euros.

Considerando as dificuldades económicas que afetam algumas famílias do município, a autarquia de Mangualde entende que deve apoiar e motivar a progressão de estudos após a escolaridade obrigatória, através da atribuição de bolsas de estudo a jovens naturais e residentes do concelho, incentivando assim a formação de quadros técnicos superiores na região.

As bolsas de estudo destinam-se, assim, a estudantes matriculados em cursos conducentes ao grau de licenciatura, com ou sem mestrado integrado, e ao grau de mestrado, sendo atribuídas em função dos rendimentos anuais do agregado familiar.

Candidaturas

As candidaturas devem ser apresentadas entre dia 1 de outubro e 15 de novembro, com o preenchimento do boletim de candidatura e dos respetivos documentos obrigatórios e entrega no Gabinete de Ação Social de Mangualde ou no balcão único.

O regulamento pode ser consultado em:

Requerimento de candidatura em:

Toda a informação e candidaturas em: www.cmmangualde.pt