Inverno aproxima-se com crise energética a preocupar governos e consumidores

A tensão vivida no leste europeu e as ameaças russas ao velho continente fazem prever uma estação fria complicada no que toca à chegada de energia à Europa. Portugal já apresentou medidas de combate ao desperdício energético, entre elas, a recomendação que no período natalício, a iluminação típica só esteja ligada entre as 18h00 e as 24h00.

Por Bianca Leão

Carla Costa, desempregada com 43 anos, mostra-se muito preocupada com o frio que está por chegar. Refere que se proíbe várias vezes de ligar fontes de aquecimento com receio da fatura de luz no final do mês. Sobre as novas propostas do governo, considera uma boa alternativa à guerra energética, que segundo Carla Costa , veio para ficar.

Por seu lado, Manuel Antunes, pensionista de 73 anos, acha que “os ministros devem-se preocupar em dar um vale de luz a famílias que vivam em casas pouco preparadas para um Inverno extremo”. Manuel Antunes refere também que está satisfeito com as medidas apresentadas no passado dia 27 de setembro.

As resoluções apresentadas esta semana não se sobrepõem às medidas já existentes para a poupança energética no nosso país, como o Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC 2030) e a Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE).

O repto lançado pela União Europeia aos estados-membros para uma redução de 15% no consumo de energia está a fazer os variados governos europeus a apresentarem propostas para combater esta crise.

Se estiver interessado em conhecer na totalidade o chamado Plano de Poupança de Energia 2022-2023, basta aceder ao Diário da República de dia 27 de setembro, na resolução nº 82/2022, através do link: https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/82-2022-201509699.


a