Do Canil escondido e sem vida, ao Canil cheio de emoções e alegria

No dia 21 de maio de 2022, o Canil Municipal de Carregal do Sal, foi inaugurado, fruto de um investimento de 275 mil euros, repartido entre o município e o Estado Central. O CROA (Centro de Recolha Oficial de Animais) tem capacidade para 50 caninos e 12 felinos, mas atualmente está habitado por 5 gatos e 41 cães. “Não existia gatil antes, o gatil só está a ser criado agora, enquanto que os cães já foram transferidos do Canil antigo para aqui”, explica Paulo Matos, médico veterinário municipal e diretor do CROA de Carregal do Sal.

Reportagem de Luciana Rodrigues Pessoa

A construção está localizada a seguir à zona industrial de Oliveirinha, num edifício dedicado a toda a população, dado que é o segundo Centro de Recolha de Animais no distrito de Viseu. “É uma zona de fácil acesso, temos logo a IC12 ali ao lado e ao mesmo tempo também é uma zona que não temos proximidade de habitações”, relata o veterinário municipal.

Inauguração do CROA

O objetivo é trazer dignidade aos animais e uma maior possibilidade de eles serem adotados. No futuro, este tipo de ideias no Município serão colocadas em prática, de forma a terem impacto num elevado número de pessoas. Esta obra já está a ser pensada desde o mandato eleitoral passado, e para que tudo estivesse preparado para a inauguração, este ano tiveram que ser feitas várias melhorias. O antigo Canil, localizado em Pardieiros, encontrava-se no extremo do concelho e os visitantes tinham dificuldade no acesso.

Processo de adoção

O processo de adoção dos animais no Canil é demorado, tendo em consideração alguns aspetos relevantes. Os animais têm que se adaptar às pessoas que os vão adotar, são sujeitos a determinados tratamentos, como é o caso da esterilização, e são educados de forma a terem comportamentos adequados com os novos donos. Numa fase inicial, os futuros donos, responsabilizam-se por visitarem o animal todas as semanas, para que se comecem a criar novos laços. Após todos os atos médicos, é introduzido um micro chip, e o animal passa a ficar assim registado, ficando a adoção oficializada. No fim de um mês, poderá finalmente ir para casa.

“O processo e adoção demorou cerca de um mês desde a esterilização, desparasitação, vacinação, análises e exames clínicos”, afirma Beatriz Batista. A adotante deixou ainda claro que adotar um animal foi “uma experiência positiva, foi poder dar um lar, amor, carinho, família, conforto a um animal que foi rejeitado por outros”.

A fase da adoção, aquando da chegada do animal a casa, leva a uma grande mudança. Habituar um animal a um novo lar é sempre desafiante. “As primeiras noites custaram mais, ela sentia-se num lugar diferente, num lugar novo”, afirma Alexandre Fortunato. O adotante diz ainda, que o maior problema que teve foi já possuir uma gata em casa, dado que elas não se davam bem. Perante esta situação, tiveram que comprar um difusor de hormonas, que as tornou progressivamente mais tranquilas, notando-as mais sociáveis e próximas uma da outra.

Programas para animais ligados ao Canil

No Canil Municipal existem dois programas para animais, entre os quais o programa de adoção e acompanhamento da detenção, reprodução e esterilização dos animais, padrinhos e afilhados. Neste último caso, se uma pessoa não puder adotar um animal, passa a ser padrinho dele e ajuda a cuidar, até que alguém decida adotar. O programa amigo do Centro de Recolha Oficial de Animais funciona como um banco alimentar e de acessórios para o Canil Municipal de Carregal do Sal, ou seja, as pessoas dão alimentação, brinquedos ou outro tipo de acessórios para os animais.

“Outro dia fui lá fazer um donativo, levei um saco de ração para cão e outro para gato, eles ficam todos contentes e agradecem”, conta Beatriz Batista, que adotou uma gatinha, de nome Branquinha, no CROA.

30 mil abandonos

Portugal tem sido um dos países em que o número elevado de animais abandonados tem prevalecido, alcançando 30 000 animais, na sua maioria cães.

Segundo os últimos dados da Direção de Alimentação e Veterinária (DGAV), em 2021, nos canis, foram recolhidos 31 338 animais que são encontrados na via pública, vítimas de maus-tratos. Foram adotados 20 664 animais. A Eutanásia foi aplicada em 2 281 animais por razões médicas, e houve 34 174 animais esterilizados, como forma de controlar a reprodução abusiva. Comparando com anos passados, a tendência para se alcançarem resultados positivos tem vindo a aumentar. As adoções e as esterilizações aumentaram, a eutanásia e a recolha de animais em Centros de Recolha diminuíram.

O médico veterinário municipal de Carregal do Sal diz que os momentos marcantes com os animais têm sito diversos, contudo cada um tem a sua história, sendo o objetivo principal conseguirem, algum dia, ter o canil vazio. Para isso, é imprescindível que se incida bastante na sensibilização, e que seja realizada uma adoção responsável.

A Câmara Municipal de Carregal do Sal, oferece todos os processos veterinários, no longo percurso da adoção, como forma de incentivo para a mesma, lutando para que cada um destes animais possa ter um novo lar.