Parque canino de Viseu abre antes do Verão

Empreitada foi adjudicada esta segunda-feira e tem um valor de 72 mil euros. Autarquia prepara-se para instalar casas de banho para animais noutros dois parques da cidade

Foi adjudicada esta segunda-feira, 11 de fevereiro, a empreitada de construção do parque canino de Viseu, uma infraestrutura que vai nascer junto ao rio Pavia, nas imediações do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental.

A empreitada, orçada em cerca de 72 mil euros, tem um prazo de execução de 98 dias e foi adjudicada à empresa A. Malheiros, Lda.

“Trata-se de um passo importante no ecossistema de qualidade de vida no qual temos vindo a apostar”, refere o presidente das Câmara Municipal, Almeida Henriques, que no ato de consignação esteve acompanhado do vereador João Paulo Gouveia.

Com este parque canino cumpre-se o desejo de ter uma zona específica destinadas ao recreio e atividades dos animais, por forma a fomentar a sua saudável e segura permanência no espaço público sem o uso de trela.

“Viseu é um Município amigo dos animais. Criamos condições para que as pessoas possam ter os seus animais de estimação e esperamos, agora, que da parte destas também exista um comportamento cívico adequado”, deseja o autarca, adiantando que noutros dois parques da cidade – Parque de Santiago e Parque Aquilino Ribeiro – também serão instalados wc’s para animais.

Numa área de 720 metros quadrados, o parque canino contará com uma zona de treino e de outras atividades caninas, terá ainda um wc canino que permite o seu uso por parte dos animais desde que acompanhados e incentivados pelos respetivos donos e um bebedouro, tanto para os donos como para os animais.

Pontualmente, e ao longo do parque, serão colocadas papeleiras com dispensadores de sacos que possibilitam a recolha dos excrementos e respetivo depósito.

Serão também colocados alguns bancos em zonas com sombra de modo a que os donos dos animais possam descansar ou simplesmente observar as atividades dos seus cães.

a