Seekers, um projeto vocacional em três temporadas

Escola, universidade e mercado de trabalho. A trajetória de vida que muitos estudantes imaginam. Será que é sempre assim na prática? Estivemos com André Ribeiro um dos fundadores do projeto Seekers.

Reportagem de Jucelia Freire e Leonia Moniz

Assim como muitos jovens no país, André Ribeiro teve muitas dificuldades no processo de transição do secundário para a universidade: “quando terminamos o 12.º ano é sempre difícil tomarmos uma decisão, é muita pressão, temos que tomar uma decisão correta porque vai definir os 30 ou 40 anos da nossa vida, e para alguém que tem 17 ou 18 anos é complicado e é um desafio”, afirmou o jovem.

No segundo ano da universidade, juntamente com o colega Diogo Castro, tiveram a ideia de começar a partilhar com outros estudantes, sobretudo os que ainda estavam no secundário, como funciona a vida dos universitários durante e após a universidade. “Começámos a ter muitas atividades extracurriculares:associações de estudantes, programas de embaixadores, programas de voluntariado e experiências internacionais no nosso percurso e o que nós sentimos é que existe um mundo de oportunidades no ensino superior para além daquilo que é só estudar”, refere André Ribeiro.

André Ribeiro é recém-mestre em Engenharia e Gestão Industrial, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Para o jovem, a falta de informação e um contacto direto com as universidades, mercado de trabalho e também as pressões, dificultam mais ainda a tomada de decisões. “Às vezes somos moldados por aquilo que os pais querem nos incutir e aquilo que a escola nos quer incutir”, afirma, acrescentando que ao longo dos seus estudos ele próprio percebeu que o seu caminho não passaria, necessariamente, pela área que estudou. Para André Ribeiro, é necessário que os estudantes recebam mais ajudas para decidirem isso o mais cedo possível, mesmo no início do secundário, colocando-os em contato com as universidades e universitários.

The Closer e The Visionary. Assim se auto-denominam André Ribeiro e Diogo Castro, fundadores do projeto Seekers, criado com o objetivo de ajudar pessoas que estão no ensino secundário a transitarem para o ensino superior e também ajudá-las a encontrarem a profissões que gostem. O nome surgiu da ideia de procurar oportunidades, conhecer novas realidades, novos ambientes e contextos.

“O Diogo é uma pessoa extremamente criativa e forte, com a minha capacidade de estar a comunicar sempre com estudantes de maneira mais direta permitiu que estas duas energias de comunicação, criatividade e marketing se juntassem e permitissem o lançamento do projeto”, conta André Ribeiro. Para lançar o projeto, os mentores convidaram ainda uma terceira pessoa, Pedro Carvalho, também conhecido como The Magnar, e mais direcionado para fotografia e vídeos. Alguns anos depois, numa experiência internacional, conheceram Leonor Mendes, que, por ser de Lisboa, e possuir muitas experiências, “conhecia mais sobre aquilo que os estudantes do Sul pensam e valorizam” afirma André Ribeiro. O quatro membro é apelidado de “The Shining”.

Equipa Seekers

As três temporadas de Seekers

Assim como as séries são divididas em temporadas, a Seekers é dividida em três: a primeira abrange tudo que aconteceu em relação aos seekers, desde o seu surgimento até o início da pandemia. Já a segunda temporada envolve todos os acontecimentos durante a pandemia, dado que a equipa visitava as escolas presencialmente e, com a pandemia, foi preciso procurar outra forma de ajudar os estudantes, por isso tudo começou a ser online. Os jovens usam alguns meios para partilharem todos os seus conteúdos com os estudantes, como por exemplo Instagram, Tiktok, Youtube.

Como toda a série tem o seu fim, com os Seekers não vai ser diferente. A equipa vai reunir todos os conteúdos abordados durante a primeira e segunda temporada. “A nossa terceira temporada foi o culminar dos últimos três anos. O nosso grande propósito deste ano é terminar o projeto em grande, entregar tudo aos jovens, tudo aquilo que aprendemos, queremos entregar”. A equipa fará um podcast final e falará de tudo que aconteceu durante o percurso, “o bom, o mal, desafios, conquistas, lágrimas, «corações cheios» e outras coisas”, diz André Ribeiro.

O seekers já ajudou mais de 4000 estudantes: na procura do emprego, na construção do curriculum vitae, dando mais informações sobre entrevistas, empreendedorismo, entre outros. “Estamos sempre dispostos a ajudar todos os estudantes de qualquer zona, seja ela nacional ou internacional”, refere o fundador.

Os estudantes vão continuar a ter acesso aos conteúdos que The closer, The visionary, The Magnar e The Shining, deixaram, para “aqueles que procuram ser melhores”.