Diocese de Viseu recebe os símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ) chegaram à Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), acompanhados pelo Bispo da diocese, um representante da Pastoral do Ensino Superior e o diretor da Pastoral da Juventude de Viseu.

Por Cristiana Domingues, Luciana Pessoa e Raquel Ferreira

No dia 3 de abril, a diocese de Viseu recebeu os símbolos das JMJ, a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Estes símbolos peregrinam por todo o mundo deixando um rasto de fé, paz e novas esperanças em todos os jovens. A cruz simboliza “aquele que ali foi crucificado, aquele que ali sofreu por nós, aglutinou e assumiu todas as nossas dores e esperanças”. Já o ícone “representa Maria, com Jesus ao colo, que simboliza também que todos nós estamos no coração de Maria, para sermos protegidos das nossas dificuldades”, refere o Bispo de Viseu, D. António dos Santos.

Carregar a Cruz, por vezes, é um obstáculo devido às suas dimensões. Por exemplo, numa das escolas da cidade, a Secundária Alves Martins, houve dificuldades em manter a Cruz na sua posição normal, “não pôde ficar assim de pé, porque a altura não dava, ficou inclinada, mas ficou realmente numa posição muito bela, com o ícone ao lado”. No entanto, o evento decorreu na sua normalidade, uma vez que a cruz se adapta a qualquer estilo de vida e a qualquer condição.

Em peregrinação, os símbolos vão passar por todas as escolas superiores, secundárias e instituições de Saúde da região de Viseu. As celebrações da Quinta-Feira Santa, na Sé de Viseu, e Sexta-Feira Santa a Via Sacra na Igreja Matriz do Campo, no Monte de Santa Luzia, contam com a presença dos símbolos.

Durante o evento na Escola Superior de Educação de Viseu, o D. António dos Santos apelou à nova esperança e pediu para os jovens “serem pessoas de bem, serem felizes num ambiente familiar, social e académico”.

Depois de Viseu, os símbolos atravessam de barco, pelo atlântico, para chegarem à ilha da Madeira. Normalmente são transportados de avião, mas para conseguirem passar mais dois dias na cidade de Viseu, foi escolhida a opção da viagem de barco, dando o privilégio da diocese os ter presentes nas comemorações da Páscoa.