Depois de mais de 120 minutos e 22 penáltis, Liverpool conquista Taça da Liga inglesa

O Liverpool conquistou, na tarde deste domingo (27 de fevereiro), a 9ª Taça da Liga inglesa do seu palmarés, depois de vencer o Chelsea, em Wembley, no desempate por grandes penalidades. É o primeiro troféu de Diogo Jota – que entrou no decorrer da partida – como jogador dos Reds.

Por Kevin Santos

Antes do apito inicial de Stuart Attwell, as duas equipas e conjuntos de adeptos juntaram-se nos aplausos em homenagem ao povo ucraniano, que sofre com as consequências da invasão russa. Os adeptos muniram-se de bandeiras e tarjas de apoio e o mítico hino dos RedsYou’ll Never Walk Alone, fez-se ouvir em Londres, antes do hino nacional britânico.

Os primeiros minutos da partida mostraram um Chelsea mais atrevido e um Liverpool mais nervoso. A primeira oportunidade de golo surgiu da parte dos Blues, com Havertz a soltar a bola para Azpilicueta, que cruzou de primeira para encontrar Pulisic à entrada da pequena área. Caoimhin Kelleher negou o golo ao extremo norte-americano com uma grande defesa. Depois dos primeiros dez minutos, os Reds começaram a impor um controlo sobre a posse de bola e a criar mais oportunidades de golo, apesar de um Chelsea muito perigoso em contra-ataque.

A melhor oportunidade dos homens de Klopp surgiu dos pés de Sadio Mané. O senegalês serviu Naby Keita à entrada da área e o médio rematou de primeira para uma defesa brilhante de Edouard Mendy. Sadio Mané avançou para a recarga, mas viu o seu compatriota a negar-lhe o golo com uma bela defesa por instinto. Antes do intervalo, também Mason Mount esteve muito perto do golo, num lance de contra golpe dos Blues.

Como se fechou a primeira parte, assim se abriu a segunda. Pulisic encontrou Mason Mount com um passe delicioso, mas o médio inglês, frente a frente com Kelleher, atirou ao poste. Decorria o minuto 64 quando Mendy bateu mal a bola e Sadio Mané lançou um ataque rápido, entregando a Mohamed Salah, mas o egípcio não conseguiu bater o guarda-redes senegalês. Thiago Silva limpou a bola que parecia encaminhar-se para a linha de fundo. Pouco depois, livre para Trent Alexander-Arnold, que lança um cruzamento para a área, onde encontra Sadio Mané. O avançado cabeceou do segundo para o primeiro poste e Matip fez o golo para os Reds. Um golo que seria anulado por fora de jogo de Virgil Van Dijk.

Aos 78 minutos, foi a vez do Chelsea marcar, por intermédio de Kai Havertz, mas Werner estava adiantado antes de servir o seu compatriota. A apenas cinco minutos do final da partida, os Reds estiveram, mais uma vez, perto do golo. Robertson cruzou, Luis Díaz (ex-Porto) rematou para defesa de Mendy. Andy Robertson insistiu, mas o guarda-redes negou o golo ao defesa escocês. Antes do final dos 90 minutos, Edouard Mendy brilhou, mais uma vez, voando para negar uma tentativa de Van Dijk, e Kelleher também se mostrou atento, sacudindo um remate de Romelu Lukaku.

Na primeira parte do prolongamento, Chalobah lançou o imponente avançado belga, que tirou Konaté da frente e enfiou a bola no fundo das redes. O terceiro golo anulado por fora de jogo. Já na segunda parte, Kai Havertz marcou pela segunda vez e, também pela segunda vez, viu o golo anulado por posição irregular. Era o final de mais de 120 minutos de futebol eletrizante.

A final seria decidida nas grandes penalidades e Tuchel lançou Kepa Arrizabalaga, um especialista. Depois de 10 grandes penalidades para cada lado, todas convertidas, era tempo para Kelleher e Kepa baterem da marca dos onze metros. O guarda redes do Liverpool converteu. Já o guardião espanhol enviou a bola para a bancada onde já festejavam os adeptos de Merseyside.

Depois de mais de 120 minutos, quatro golos anulados e 22 penáltis, o Liverpool conquistou a Carabao Cup, a Taça da Liga inglesa.

a