Antevisão Liga SABSEG: 12ª jornada marca teste para equipas de todas as porções da tabela

A segunda liga retoma no próximo dia 26 de novembro e o pontapé de saída dá-se a sul, com a receção dos leões de Faro ao Casa Pia. Até lá, algumas equipas da Segunda Liga ainda estão em competição na Taça de Portugal, um fator extra na preparação e no tempo de descanso de alguns clubes.

Por Rodrigo Rodrigues

O histórico de confrontos entre o Farense e os lisboetas é favorável aos algarvios. No entanto, é a primeira vez que os dois conjuntos se defrontam a nível profissional, numa época em que o Casa Pia é forte candidato à subida. Antes do embate para o campeonato, as duas equipas têm jogo marcado dia 19, às 16h00, no Estádio Pina Manique, a contar para a Taça de Portugal. Nenhuma das equipas deverá descartar o jogo da Taça, que será um bom indicador daquilo a esperar no desafio da Liga.

No sábado, o Varzim procura fugir à zona de despromoção, embora não dependa só de si para tal. Recebe o Penafiel, que vem de uma sequência de três empates, e é uma das cinco equipas com 16 pontos somados. Antes, ambos os lados têm encontros para a prova rainha, frente a clubes da Primeira Liga. O Varzim vai a Alvalade, e o Penafiel recebe o Portimonense. Uma boa performance contra o Sporting pode ser a moral que o Varzim precisa, mas quem parte com vantagem é mesmo o Penafiel.

Ainda na cauda da tabela, os estudantes são lanterna vermelha, ainda não ganharam e somam apenas dois pontos. As suas probabilidades de vencer parecem reduzidas. Ainda assim, a Briosa tem um registo positivo contra os Leões da Serra e precisa de ganhar para reduzir a distância perante os sete pontos do Varzim, e dez dos clubes diretamente acima da linha da água, Vilafranquense e Farense. O Sporting da Covilhã tem 12 pontos e também não atravessa um momento ideal, é a oportunidade perfeita para a Académica visar os três pontos.

A fechar a jornada, há dérbi na capital, entre o Estrela da Amadora e o líder Benfica B. Os encarnados escorregaram frente ao Mafra na jornada anterior e os estrelistas empataram os últimos dois jogos. O Estrela vai tentar aproveitar o fator casa e arrecadar três pontos importantes, que podem catapultar a equipa para o 5º lugar.

a