Aldeias Históricas de Portugal registaram mais 105 mil passagens entre março e dezembro de 2021

As diferentes rotas das Aldeias Históricas de Portugal registaram mais de 105 mil passeios, de bicicleta e a pé, entre 7 de março e 31 de dezembro de 2021.

Por Kevin Santos

As mais de 105 mil passagens foram registadas pelas Estruturas de Animação Permanente das Aldeias Históricas de Portugal, a GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal, que registou mais de 61 mil passagens a pé e quase 5 mil de bicicleta, e Caminhos Históricos de Pequena Rota (PR), com registos de quase 40 mil passagens.

 Os números justificam os investimentos das Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico na criação e qualificação dos recursos turísticos, no âmbito do Turismo Ativo e de Natureza. A GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal é um exemplo dos investimentos de uma associação que aposta na mobilidade suave, num turismo sustentável e na preservação e desenvolvimento do território.

Em tempos de pandemia, o Turismo Ativo e de Natureza é cada vez mais uma tendência a nível mundial e, como provam os números dos contadores das Estruturas de Animação Permanente das Aldeias Históricas de Portugal, esta tendência também se verifica em Portugal. Para além de espaços naturais, como, por exemplo, parques naturais, reservas protegidas ou praias fluviais, as Aldeias Históricas de Portugal oferecem património histórico-cultural, lazer, gastronomia, vinhos, turismo rural, hotéis, spas.

As 12 Aldeias Históricas de Portugal, “perdidas entre montes e vales de verdejante paisagem do interior” são: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

a