Covid-19: Áustria impõe vacinação obrigatória a partir de fevereiro

Numa tentativa de contestação contra as medidas do governo austríaco, quase 30 mil pessoas saíram às ruas de Viena, no passado sábado, dia 15, acusando o governo de desrespeito pela liberdade. Em causa está a obrigatoriedade de vacinação a adultos.

Por Tânia Chaves

Karl Nehammer, conservador que chefia o governo austríaco, afirmou, em entrevista, que “conforme planeado a vacinação vai tornar-se obrigatória”. Desta forma, a Áustria vai tornar-se no primeiro país europeu a impor a obrigatoriedade de vacinação para adultos, aplicando uma multa pesada a quem não cumprir.

Durante os debates semanais, o tema gerou discórdia, tanto no Parlamento como na sociedade austríaca. Apesar das imposições, o chanceler do país, adiantou que até “meados de março, haverá uma fase de adaptação”, dando oportunidade às pessoas de se vacinarem antes das autoridades aplicarem multas severas. A partir dessa altura, haverá vários controlos e aplicação de coimas, que variam entre os 600 e os 3.600 euros (em caso de reincidência).

Para além de toda a discussão em torno do tema, a vacinação a menores com idade superior a 14 anos, também esteve em cima da mesa, porém não será aplicada. Além dos menores, também as grávidas são exceção à regra, por medidas médicas.

Depois da manifestação, o governo austríaco, propôs este domingo (16) fixar a idade mínima para vacinação obrigatória contra a Covid-19, nos 18 anos e lançar o programa gradual, a partir do dia 1 do próximo mês. O projeto lei está ainda sob aprovação do Parlamento, que tomará decisões na próxima quinta-feira, dia 20 de janeiro. Apenas a extrema-direita se opõe à medida.

a