A importância dos snacks

As principais refeições nunca devem ser saltadas, no entanto as refeições intermédias também não. A meio da manhã devemos comer uma refeição leve, após 3h do pequeno almoço. A meio da tarde podemos fazer entre 1 a 2 lanchinhos consoante o tempo que vai decorrer entre o almoço e o jantar.

Joana Liz (*)

É importante que os lanchinhos sejam feitos para evitar picos de fome e para controlar a nossa energia ao longo do dia. Estas pequenas refeição devem ser feitas consoante as necessidades de cada um, mas é muito importante que contenham macronutrientes como gordura saudável, proteína e hidratos de carbono.

Para que os snacks sejam nutritivos é necessário que se preparem na noite anterior, para que no dia seguinte estejam prontos a levar para os nossos empregos ou escola.

Existem muitas dificuldades em variar snacks e saber o que é realmente saudável ou não. Apresentaremos várias sugestões de snacks saudáveis que fazem as delicias do nosso dia-dia.

Ervilhas e tremoços

As ervilhas e os tremoços, além de saborosos são ricos em proteína, fibra e pouca gordura. Ajudam a combater o colesterol e regular a glicemia bem como a flora intestinal.

Baixos em calorias e com um poder saciar enorme.

Fruta

A fruta é sempre uma excelente opção para os nossos lanches, ricas em nutrientes e amigas da saúde. Devemos optar por porções adequadas às nossas necessidades.

Devemos evitar as saladas de fruta, porque contém valores elevados de açúcar, presentes na própria fruta, a frutose.

Se quisermos dar mais sabor à nossa fruta podemos optar por polvilha-la com canela.

Ovos cozidos

Os ovos cozidos são excelentes para transportar e são capazes de travar o bichinho sentido a meio da manhã ou da tarde.

Além disso os ovos trazem imensos benefícios para a nossa saúde, ajuda a fortalecer os nossos músculos por serem ricos em proteína, mantém a nossa saúde do cérebro em alta por conter colina. Ajuda a prevenir problemas de visão porque são ricos em vitamina A, ajuda a emagrecer porque a quantidade de proteína ajuda a que nos mantamos saciados por mais tempo, mantém a saúde dos ossos e previne a anemia por serem ricos em cálcio, fósforo e ferro e por fim ajuda a controlar o sistema nervoso por conter vitamina B12.

Frutos secos

Os frutos secos são além de saborosos, são fáceis de transportar, não precisam de ser confecionados e apresentam uma grande variedade.

São frutos ricos em gordura cerca de 80%, no entanto são ricos em gorduras insaturadas as ditas gorduras “boas”.  Além de gordura também são ricos em fibra e proteína e ajudam a prevenir o colesterol e os problemas cardíacos.

Queijo quark batido com frutos vermelhos

Preparado de véspera, o queijo quark com frutos vermelhos também é uma boa opção, dá-nos a sensação que estamos a comer um doce o que nos ajuda a controlar a fome emocional. Rico em proteínas e baixo em gordura, o queijo quark é sempre uma boa opção.

Legumes

Cozidos ou crus, os legumes são sempre um bom lanche. Ricos em vitaminas, antioxidantes, minerais e muitos outros nutrientes, os legumes são baixos em calorias e ajudam a controlar a fome.

(*) Joana Liz não é nutricionista, apenas pratica um estilo de vida saudável e é uma leitora assídua na área da alimentação. Em caso de alguma doença ou problema crónico, consulte o seu médico ou nutricionista antes de seguir estas dicas.