FIFA: Lewandowski revalida a conquista de melhor do ano, com Ronaldo e Rúben Dias no onze do ano

O polaco do Bayern de Munique, Robert Lewandowski voltou a ser distinguido como “Melhor Jogador do Ano”, na entrega de prémios da FIFA, que decorreu no passado dia 17 de janeiro. Os portugueses de Manchester, Ronaldo e Rúben Dias entram no “Onze do Ano”. Todos os prémios são relativos à época 20/21.

Por Tânia Chaves

Lewandowski torna-se no quinto jogador a chegar a dois troféus da FIFA, juntando-se ao recordista Lionel Messi (com seis), a Cristiano Ronaldo (com cinco), aos brasileiros Ronaldo (com três), Ronaldinho (com dois) e ao francês Zinédine Zidane (com três). Assim, o camisola 9 do Bayern Munique, deixou para trás Lionel Messi (2º) e Mohamed Salah (3º), que também estavam na corrida pelo troféu.

Cristiano Ronaldo não recebeu o prémio de “Melhor Jogador do Ano”, mas foi premiado no final da cerimónia pelo recorde dos 115 golos marcados pela Seleção Nacional. Também Rúben Dias integrou pela primeira vez o XI do ano, que inclui (Gianluigi Donnarumma (AC Milan/PSG), os defesas Bonucci (Juventus) e Alaba (Bayern Munique/Real Madrid), os médios Kanté (Chelsea), Jorginho (Chelsea) e Kevin De Bruyne (Manchester City), e os avançados Messi (Barcelona/PSG), Lewandowski (Bayern Munique) e Haaland (Borussia Dortmund).

Além disso, Alexia Putellas (Barcelona), foi premiada como “Melhor Jogadora do Ano”. Alex Tuchel do Chelsea, foi o “Melhor Treinador”. O Chealsea voltou arrecadar mais um prémio, mas desta vez para o guarda-redes senegalês, Édouard Mendy. O prémio Púskas, que distingue o melhor golo do ano, foi atribuído a Eric Lamela, na altura ao serviço do Tottenham, após um golo de “letra”. Taremi, do FC Porto estava também nomeado para a distinção, após o golo de “bicicleta”, num jogo da Champions League, frente ao Chelsea.

a