Ruy de Carvalho, António Calvário, Marina Mota e Mafalda Arnauth atuam no Cineteatro Messias, na Mealhada

Concertos, peças de teatro, ‘stand-up comedy’, poesia e magia compõem a programação do Cineteatro Messias, prevista para os próximos seis meses, anunciou a Câmara Municipal da Mealhada.

Por Mariana Fernandes

A programação para o primeiro semestre de 2022 prevê 25 espetáculos, de diferentes áreas culturais, onde representam nomes consagrados como Ruy de Carvalho, António Calvário, Marina Mota ou Mafalda Arnauth, mas também talentos locais.

Segundo Gil Ferreira, vereador da Cultura da Câmara Municipal da Mealhada “o cineteatro Messias funciona como um polo dinamizador da cultura no Município e na região. Acredita ter uma programação de tal forma transversal, que garante espetáculos quer para o público de música clássica, de fado ou de rock, de poesia ou de jazz, quer para o público de teatro de revista ou de stand-up comedy. E, não menos importante, para o público infantil e juvenil”.

O plano das atuações arranca com música a 28 de janeiro, subindo ao palco Cordis, depois António Calvário, a 12 de março, e a fadista Mafalda Arnauth, a 7 de maio.

No dia 14 de maio, o jornalista e escritor Rodrigo Guedes de Carvalho apresenta o seu mais recente projeto “Ruge”, um espetáculo de poesia e música, que fala sobre amor, paixão e revolta.

Ainda no campo da música segue-se, em fevereiro, dia 19, o guitarrista João Fuss, num concerto a solo em que irá interpretar obras do seu último álbum “Best of Chopin for Classical Guitar” e obras do seu álbum a solo “Sossego”, lançado em 2019. A 19 de março sobe ao palco do Cineteatro Messias Invisible Rain, a melhor banda portuguesa de tributo a Genesis e Peter Gabriel, com um espetáculo com os temas mais carismáticos da banda e do artista. Em abril há dois espetáculos, com atuação do pianista português Gerardo Rodrigues a 2 de abril e o Quarteto Instrumental Solaris a 24 de abril.

Para celebrar o Dia do Município da Mealhada, que se assinala a 25 de maio, a Orquestra Clássica do Centro interpretará alguns dos maiores compositores de todos os tempos, sob a batuta do maestro Sergio Alapont e com a participação da soprano Regina Freire.

No que se refere ao teatro, Carlos Cunha encabeça o elenco que traz “Ai a minha filha” ao Cineteatro Messias, no dia 5 de fevereiro. Já no dia 25 de fevereiro, Ruy de Carvalho, um dos mais emblemáticos atores no ativo, com 94 anos e 78 de carreira, subirá ao palco com a peça de teatro “A Ratoeira”.

A 5 de março Marina Mota apresenta a comédia “E tudo o morto levou”, chegando no mês seguinte mais uma comédia, intitulada “Ding Dong”.

O público infantil e juvenil também vai poder contar com vários musicais e peças de teatro, como “Hansel e Gretel e o Velho Carvalho” a 27 de fevereiro, “O Lago da Aventura”, a 26 de março, “O Capuchinho Vermelho”, a 09 de abril, “Tanixudedos”, a 30 de abril, “O cavaleiro em terras de Oriana”, a 15 de maio, e “Os piratas também se apaixonam”, a 04 de junho.

A programação conta também com participações de “stand-up comedy” e “talk-show” no dia 16 de fevereiro, em que o Cineteatro Messias vai servir de palco das gravações do “talk-show” da RTP1 “Depois vai-se a ver e nada”, com José Pedro Vasconcelos

Num registo cómico e informal, o ator e humorista Tiago Castro apresenta o ‘stand-up’ motivacional “Daqui de Baixo – Encontra na falha o caminho para o sucesso”, no dia 13 de março.

A 29 de maio é a vez de entrar em cena o comediante e animador de rádio Nuno Markl, com o novo espetáculo de ‘stand-up comedy’ “Como ser um saco de pancada deprimente e vencer na vida”.

No que diz respeito às atuações locais, o primeiro espetáculo ocorrerá no dia 27 março, Dia Mundial do Teatro, com a peça “Um Dia (in)Comum”, que envolve as companhias de teatro do concelho Aguarela de Memórias, Caixa de Palco, Grupo Cénico de Santa Cristina e Oficina de Teatro do Cértima. Depois, em maio, haverá mais dois espetáculos: “Lateral”, de André Lopes, mágico natural do concelho, dia 21, e “O Inspetor Geral”, dia 28, peça da companhia de teatro pampilhosense Aguarela de Memórias.

Os preços dos bilhetes foram pensados para garantir que os espetáculos fossem acessíveis a toda a comunidade, “que vão desde o gratuito aos 25 euros”, explica o vereador da Câmara Municipal da Mealhada”

a