Filme promocional das Aldeias de Portugal vence prémio de Melhor Filme de Turismo do Mundo

Na última terça-feira, dia 26 de outubro, o filme promocional das Aldeias de Portugal, “De Corpo e Alma”, foi eleito o Melhor Filme de Turismo do Mundo. O filme produzido pela Lobby Films and Adverstising venceu o prémio na maior competição de filmes de turismo do mundo, os World’s Best Tourism Films Awards – CIFFT Circuit.

Por Kevin Santos

O filme produzido por Telmo Martins venceu o prémio de Melhor Filme de Turismo do Mundo – Escolha do Público 2021 com 8133 votos em 30 países. A votação decorreu de 1 a 25 de outubro, a nível mundial, sendo possível votar uma vez por dia, todos os dias.

A produção da Lobby Films and Advertising sagrou-se vencedora face a uma forte concorrência que contava com 40 vídeos de 16 países, dos quais sete também eram portugueses. O sufrágio alcançou 46 mil votos através de 30 países.

“Com uma narrativa marcante e personagens que fizeram História, como os reis D. Dinis, D. João, e Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil e nasceu e cresceu em Belmonte, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal, o filme ‘De Corpo e Alma’ leva o espectador numa viagem intensa pelas Aldeias Históricas de Portugal, explorando a visão, a audição e o coração”, explicam os responsáveis da iniciativa em comunicado.

Dalila Dias, Coordenadora Executiva das Aldeias Históricas de Portugal, afirma que esta vitória “é uma forma de fazermos jus aos nossos antepassados pelo legado, de agradecermos às comunidades que habitam nas Aldeias Históricas e de consciencializarmos as gerações mais novas para fazerem perdurar esta identidade” e acredita que através da sétima arte, se pode “imortalizar as histórias e estórias de 12 Aldeias Históricas de Portugal”.

O realizador do filme, Telmo Martins, mostrou-se feliz com a vitória. “Vencer uma competição deste altíssimo nível, com reconhecimento a nível Mundial e comparada aos Óscares dos Filmes de Turismo, deixa-me profundamente feliz e com a sensação de dever cumprido”, exalta o realizador.

“De Corpo e Alma” é uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE). As 12 Aldeias Históricas de Portugal são: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Pode ver o filme promocional premiado através do link:

a