Museu de Vouzela acolhe exposição retrospetiva de 15 anos de residências artísticas da Binaural Nodar

No 15º aniversário do programa residências artísticas, em contexto rural, da Binaural Nodar, o Museu Municipal de Vouzela recebe a exposição “Perspetiva e Evanescência”.  

Por Tânia Chaves

Inaugurada no passado dia 12 de janeiro, a exposição é constituída por vídeos de alguns trabalhos realizados e por vários materiais e artefactos que foram resultando das residências artísticas desenvolvidas pela associação durante estes 15 anos de atividade.

Mais de 150 artistas foram acolhidos em aldeias dos municípios parceiros, como os de Vouzela, Castro Daire, Viseu, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades, proporcionando um envolvimento regular entre artistas, espaços geográficos e comunidades rurais.

Desde 2010 que o programa de residências artísticas da Binaural Nodar define uma temática agregadora para os projetos artísticos acolhidos. Em cada ano, tendo sido até ao momento trabalhadas temáticas como as paisagens fluviais, a voz antropológica, a arquitetura rural, a religião, o casamento, a morte, a mobilidade em contexto rural, a relação com o mundo animal, aspetos psicológicos do mundo rural, entre outros.

Assim, a exposição pode ser visitada no Museu em Vouzela até ao dia 9 de fevereiro

a