Vouzela integra rede “Cultura entre Pontes”

Em comunicado, o Município de Vouzela anuncia que a vila da região de Lafões integrará o novo projeto “Cultura entre Pontes”. Com o propósito de se unirem numa rede cultural, histórica e social, os municípios de Vouzela, Sever do Vouga, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades garantem o desenvolvimento de novas atividades e experiências artísticas e culturais inovadoras.

Por Mariana Loureiro

“Cultura entre Pontes” é o nome da rede cultural, histórica e social que, à semelhança do rio Vouga, une os Municípios da região Viseu Dão Lafões: Vouzela, Sever do Vouga, São Pedro do Sul e Oliveira de Frades. O projeto foi apresentado no dia 18 de maio, no Museu Municipal de Sever do Vouga, e “irá incidir sobre a valorização do património material e imaterial, das gentes e tradições destes quatro territórios”.

O programa de ação inovador é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, estando dividido em duas ações principais: “Novas polifonias – Um novo percurso pelas pontes do Canto Polifónico Tradicional” e “Às voltas pelas pontes da nossa história”.

A primeira ação prevê unir grupos de diferentes gerações para a partilha de canções tradicionais locais, incentivando os jovens à troca de experiências com a população mais idosa. Da segunda ação podem esperar-se visitas encenadas “Às voltas com a História” em lugares de elevado valor patrimonial, um roteiro turístico e cultural pelos quatro municípios com recurso a técnicas de vídeo mapping e, ainda, uma caderneta de cromos, onde o visitante poderá colecionar um selo por cada museu ou património municipal visitado.

Criar proximidade e influenciar a comunidade e o público, em especial as famílias, a visitar e conhecer a história milenar do património do território “Cultura Entre Pontes” fazem parte das premissas que permitiram avançar com o projeto. As primeiras iniciativas estão agendadas para agosto e setembro, em cada um dos municípios.

a