Inscrições para voto antecipado já abriram. Saiba como fazê-lo.

Nas eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro, volta a ser possível votar de forma antecipada, em mobilidade, mas não só. Os internados em hospitais ou em lares, presos, eleitores no estrangeiro ou pessoas em confinamento terão também o direito de recorrer ao voto antecipado.

Por Léa Diogo

Os portugueses que pretendem exercer o seu direito antecipadamente já podem efetuar o seu pedido através da plataforma eletrónica destinada exclusivamente ao voto antecipado ou pedir por via postal, até ao dia 20 de janeiro.

Os cidadãos que recorrerem a este pedido poderão votar uma semana antes, no dia 23 de janeiro. Para tal, o eleitor deve indicar o nome completo, data de nascimento, número de identificação civil, morada, município onde pretende exercer o direito de voto, endereço de correio eletrónico e contacto telefónico.

Uma das grandes dúvidas que tem surgidos nos últimos tempos é a forma como os portugueses confinados terão a possibilidade de votar antecipadamente. Face a isto e de acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), os eleitores que se encontrem nessa situação devem declarar a sua intenção de votar entre 20 e 23 de janeiro “no respetivo domicílio ou noutro local definido ou autorizado pelas autoridades de saúde”.

Relativamente a quem entre em confinamento a partir de dia 22 de janeiro, o Governo ainda está a aguardar uma resposta do Conselho Consultivo da Procuradoria-Geral da República (PGR) para perceber se ainda será possível votar ou não.

O Governo estima que nestas eleições legislativas o número de portugueses confinados seja idêntico ao das últimas presidenciais, perto de 380 mil.

Para mais informações sobre a inscrição no voto antecipado pode consultar: https://www.votoantecipado.mai.gov.pt

a