Ensino Superior luta contra assimetrias regionais nos cursos da área da comunicação

Perto de 50 mil alunos ingressaram este ano no ensino superior em Portugal. No que se refere aos cursos superiores da área da comunicação, registou-se um aumento positivo, com 1,8 % em relação aos valores do ano anterior.

Por Inês Costa

Uma análise aos dados mostra que existe uma grande discrepância regional. Em setembro de 2023, 65% das colocações registaram-se no litoral e apenas 35% dos alunos entraram para instituições no interior do país.

Com maior número de colocados a nível nacional, o curso de Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa é também o que possui a maior média da área, atualmente de 17,7 valores.

Novos dados lançados este ano mostram que as médias das instituições de ensino superior localizadas no interior do país subiram 3%, valor superior às localizadas no litoral, que apenas aumentaram 1,2%. A aproximação das médias ajuda a atenuar as desigualdades registadas nos últimos anos.

Com um aumento de 1,8 valores relativamente ao ano anterior, foi o curso de Jornalismo e Comunicação da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, o que obteve maior crescimento.

As regiões do interior, com menos desenvolvimento e mais alto custo de vida, têm mostrado, a nível do ensino superior, um crescimento positivo.