Viseu. Hipermercados entre os postos de combustíveis mais baratos

O Auchan e o Intermarché (considerados low-cost) são os postos de combustíveis mais baratos no território viseense, tanto nos preços da gasolina tanto do gasóleo. Por seu lado, a Lubridão leva o prémio de custo mais elevado.

Por Bianca Leão

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia fez subir de forma espontânea o preço do barril do petróleo e consequentemente o dos combustíveis fósseis. Deste modo, os consumidores procuram as alternativas mais baratas, mas qual será de facto o posto de combustível mais acessível?

Dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), da atual semana, mostram que o combustível mais barato da cidade encontra-se no posto da Auchan, sendo ele a Gasolina Simples 95 vendida a 1,639€/L. Respetivamente ao Gasóleo Simples, a Intermarché cobra no dia de hoje 1,729€/L.

A Lubridão (distribuidora exclusiva da GALP) pratica os preços mais elevados de todo o concelho. Na estrada nacional nº2, no sentido Viseu-Castro D’Aire, a gasolina simples 95 é vendida a 1,844€/L e o Gasóleo simples a 1,863€/L.

Será que é seguro abastecer nos chamados postos low-cost?

Segundo a DECO, não há nenhuma diferença significativa entre os combustíveis fósseis de baixo custo em comparação aos de alto custo. Já a DGEL esclarece que todos os combustíveis vendidos em território nacional têm de estar dentro das normas estritamente estabelecidas para a sua venda.

Todavia, a Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis chama a atenção para a “qualidade inferior” dos combustíveis low-cost, que não possuem nenhum aditivo, logo podem não cumprir os requisitos dos motores fabricados atualmente. Desta maneira, cabe ao consumidor analisar o custo benefício de cada combustível, numa altura em que não se adivinham descidas maviosas  no preço do barril do petróleo.

Imagem de jacqueline macou por Pixabay