Perfil. Justin Trudeau. A “estrela dos media” começa o seu sétimo mandato e é confrontado com a decisão pessoal de ir ou ficar

Justin Trudeau, filho de Pierre Trudeau, alcançou vários pontos importantes nos seus três mandatos ainda assim enquadra este próximo como um ponto essencial de viragem na história canadiana.

Por Cláudia Ferreira

Trudeau com 50 anos, primeiro-ministro do Canadá desde novembro de 2015, para além de ser titulado como a “estrela do media” por vários meios de comunicação tem também a sua história de vida ilustrada em “quadradinhos” pela banda desenhada da TidalWave Productions.

Nascido em Ottawa, o atual primeiro-ministro canadiano trabalhou como professor em Vancouver na Universidade de British Collumbia. Foi eleito em 2008, pela primeira vez, para a Câmara dos Comuns do Canadá (House of Commons of Canada) a representar o distrito de Papineau. Com o passar do tempo foi ganhando posição dentro do partido liberal alcançando a liderança em 2013 e levando o seu partido à vitória nas eleições de 2015 deixando o marco histórico nas eleições canadianas ao ganhar 148 novos assentos no parlamento.

Em 2016 Justin Trudeau assumiu ser feminista por trabalhar com várias mulheres na política para alcançar os objetivos do país, em entrevista com a Global News em 2021 quando posto em causa se ainda se vê como feminista, Trudeau diz “defender os direitos das mulheres, defender as oportunidades económicas para as mulheres, não é a apenas a coisa correta a fazer, mas também a mais inteligente para a nossa economia e para o nosso país” mantendo-se feminista nos dias atuais.

O líder canadiano demonstrou ao longo dos anos o seu apoio aos imigrantes que queiram entrar no Canadá não discriminado a origem do requisito dos vistos. Justin Trudeau deixou nas suas redes sociais “Para aqueles a sofrer com perseguições, terror e guerra, os canadianos dar-vos-ão as boas-vindas, independentemente da vossa fé. Diversidade é força”, como forma de apoio.

O líder foi reeleito em setembro como primeiro-ministro do Canadá, mas viu a sua posição política enfraquecida, o que pode dificultar a sua governação nos próximos anos.

a