Perfil: João Cotrim de Figueiredo, o deputado que quer ser lembrado como “o gajo porreiro”

João Cotrim de Figueiredo, líder e candidato a primeiro-ministro pelo partido Iniciativa Liberal, quer ter na sua lápide a frase “aqui jaz um gajo porreiro”.

Por Maria Lobo

É conhecido pelo seu cabelo e barba grisalha e pela sua barriguinha, já que desde que foi eleito líder da IL engordou seis quilos. Na sua adolescência, trabalhou no verão a lavar pratos, vender cabides e servir cocktails para conseguir ter umas boas férias de Verão. Diz não ter medo do trabalho e que os pais sempre o ensinaram que o dinheiro não cai do céu.

No seu percurso académico, estudou no Colégio Alemão na mesma altura que Herman José, uma curiosidade já que o deputado em entrevista aos Os 230, considera que o humor para além de ser uma forma de inteligência subtil, é também um instrumento que desconstrói mitos e autoridades.

Numa entrevista à deputada Inês Sousa Real, inserida no projeto “Politicamente Desperto – Mais informação, melhor participação” implementado pelo Conselho Nacional de Juventude, e quando questionado sobre a importância da formação política, João Cotrim refere o seguinte: “acho que de bastante novo as pessoas têm de entender como é que funciona uma sociedade e quem toma decisões”.

Na área da música gosta de artistas que misturem o virtuosismo com boas letras, daí o gosto por Genesis. É um amante de livros e diz ter dezenas de livros favoritos. Na mesma entrevista aos “Os 230”, deixou a sugestão da série: “The newsroom”.

O deputado de 59 anos não esconde que já experimentou canábis e que gostou. O terceiro presidente do partido IL, deixou de ter tempo para os amigos aquando da sua eleição e tem pena de não se conseguir clonar para chegar a mais sítios e levar as ideias liberais a todos. 

Tem como inspiração Einstein e Churchill e como lema de vida “fazer acontecer”. Este tema ajudou-o a motivar pessoas quando exercia lugares de gestor em diversas empresas, como a Compal. Em termos profissionais, afirma que o que lhe dá mais gozo é atingir um objetivo difícil e que ninguém achava que iria atingir rodeado de uma boa equipa.

Por ter estudado em Londres, muitos pensam que é beto, mas João cotrim responde à provocação dizendo que “na IL têm enorme aversão a esse tipo de catalogação, do percurso, da maneira de vestir, de falar: as pessoas não se definem por nenhuma dessas características. São um conjunto das dezenas de coisas que passaram na vida”.

É divorciado e com quatro filhos “já crescidos”.  Curiosamente, uma das coisas que o orgulha mais é que nem todos votam nele. Considera que essa característica seja consequência de uma boa educação, já que todos pensam pela própria cabeça.

a