Viseu Natal: Porta 59 é uma das que se abre na Rua Direita

A Rua Direita é palco para mais uma iniciativa natalícia que reúne o comércio local, porém a Covid-19 ainda se impõe à magia do Natal nesta rua histórica. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Viseu e irá realizar-se entre o dia 3 de dezembro e o dia 6 de janeiro.

Por Cláudia Ferreira, João Gomes e Regina Nunes

Viseu Natal sai à rua em mais um ano de pandemia. Com todas as adversidades que vieram com a Covid-19, o município de Viseu abre portas aos comerciantes locais.

A loja de artesanato Eugénia Rodrigues é uma das que faz parte desta iniciativa, participando pelo seu segundo ano consecutivo. Eugénio Rodrigues, artesão desde a sua infância, tem expostas no local várias peças em madeira, no entanto estas não compõem tudo aquilo que o espaço tem para oferecer. É à frente da porta 59 que encontramos uma amostra do que pode ser visto no interior da loja. Entre livros e peças de antiguidade podemos encontrar alguns conjuntos de prata e cristal.

Todavia, a família Rodrigues não tem as melhores expectativas para o negócio nesta quadra natalícia. Devido à pandemia, Eugénio Rodrigues admite que “estes últimos anos têm sido complicados, não condenamos quem não compra, até porque sabemos que isto não está fácil para ninguém.”

Entre as adversidades da pandemia e a falta de clientes, Eugénio Rodrigues ainda refere que a localização não é a mais favorável. “No ano passado estávamos no mercado, este ano por causa das obras mandaram-nos para aqui. E aqui estamos”, refere o comerciante. Com o pouco movimento que torna a rua deserta, a falta de procura não ajuda a sustentar a família: “estamos positivos que isto melhore para a semana, mas se não melhorar e é só prejuízo.”

No entanto Eugénia Rodrigues, filha do proprietário, acredita que a situação possa melhorar com a aproximação da quadra natalícia. 

A iniciativa Viseu Natal surgiu em 2017 com o intuito de promover o que melhor se produz na cidade jardim e está distribuída pelos vários pontos da cidade. Feiras, exposições, mostras de cinema e iniciativas para crianças fazem parte do leque de atividades deste evento.

Doçaria, produtos naturais, artesanato e workshops de criatividade são algumas das ofertas que se encontram na Rua Direita, em Viseu. Estas iniciativas estão inseridas no mercado de Natal que se encontra divido pelo Rossio e pela rua Direita.

a