Espectáculo Currais este domingo em Oliveira de Frades

A Companhia de Dança Rastro (Brasil), apresenta no próximo domingo (18 de novembro), pelas 16h, no Cineteatro Dr. Morgado, o espetáculo «Currais».

“Pela primeira vez em Portugal, a companhia de dança contemporânea oriunda do interior do Ceará, Brasil, que desenvolve a sua actividade de uma forma socioeducativa promovendo a inclusão social dos jovens desta região. Gerlídia Tavares é a professora e bailarina que, desde 2002, mantém a companhia na palma da mão e nas pontas dos pés para realizar o sonho de muitos jovens bailarinos talentosos e apaixonados
por esta arte.

O espetáculo é uma viagem pela memória de campos de concentração no Ceará. Um grito ao silêncio declarado pelo Governo que, no inicio do século XX, com as secas, a fome e a miséria que assolava o nosso sertão, criou campos cercados para confinar milhares de retirantes. Impedindo que famintos se dirigissem à capital.

Trata-se de um espetáculo que busca retratar uma época de desprezo e negação de direitos. Aquela gente fedida, piolhenta, faminta e desesperada tinha de ser mantida à distancia. O espetáculo é uma pantomina; teatro, dança e música revelando na composição, e na sua estética, nos gestos ou nas expressões, o clamor, o caminho e as tormentas vividas por aquela gente.”

Os bilhetes custam 2 euros e a iniciativa é uma parceria entre o Município de Oliveira de Frades e a ACERT, Tondela. Mais informações pelo número 961 786 064 ou através do e-mail prog_cultural@cm-ofrades.com.

a