Câmara de Oliveira de Azeméis inaugura percurso “Um rio, muitos moinhos”

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis inaugurou o percurso de corrida e caminhada “Um rio, muitos moinhos”, uma nova oferta que se desenvolve ao longo das margens do rio Antuã, destinando-se à população e aos atletas de competição na vertente Trail Running.

Por Ana Sofia Simão e Letícia Silva


Com início no Parque Temático Molinológico, o percurso de natureza traz à memória o passado de Oliveira de Azeméis na sua ligação à indústria transformadora dos cereais através da existência de moinhos de água.

Abrangendo as freguesias de Ul, Loureiro e Pinheiro da Bemposta, o itinerário é constituído por dois percursos de utilização diurna e noturna, um com 18 quilómetros e de exigência difícil e outro de 13 quilómetros, de exigência média.

Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, “pretendemos com esta nova resposta promover o nosso território, que é marcado por lugares e paisagens ambiental e culturalmente ricas”.
No plano desportivo, a ideia é “fazer do concelho uma referência nacional em termos de percursos pedestres incluindo este percurso na rede nacional de Centro de Treinos de Trail Running, potenciando o nosso território para a prática desportiva na Natureza”.

Na opinião do autarca, este “é mais um percurso oferecido à comunidade oliveirense e a todos os que gostam de caminhada e de praticar desporto em contacto com a Natureza” sendo “um trajeto que permite aos utilizadores perceber a beleza de alguns lugares e a riqueza do nosso património molinológico”.
Segundo anunciou, parte do novo percurso receberá, no dia 26 de março de 2022, a realização da prova competitiva “Backyard Ultra de Azeméis”, uma iniciativa destinada a quem queira testar a sua resistência física e psicológica.

O percurso “Um rio, muitos moinhos” é a segunda fase de um projeto mais abrangente, que se iniciou com o percurso “Trilhos do Comandante”, que envolverá a criação de uma rede concelhia de percursos pedestres e cicláveis e que tem sido implementado integralmente pelos colaboradores do Gabinete Desporto da autarquia, que se encontram a proceder à marcação de todo o rio Antuã, no seu braço nascente, com o objetivo de ligar os dois extremos do concelho bem como unir o lugar de Currais, em Carregosa, a Covais, no Pinheiro da Bemposta.

a