How to Zero: reduzir nunca foi tão fácil

A How to Zero é uma mercearia a granel que procura “desperdiçar zero” com a venda de produtos biológicos, desde higiene pessoal aos produtos alimentares e de limpeza.

Por Mariana Fernandes, Mariana Silva e Rute Pereira

A mercearia trouxe às ruas iluminadas de Viseu uma amostra do seu comércio amigo do ambiente, de forma a “consciencializar as pessoas para uma vida mais sustentável”, afirma Joana da Cunha.

Esta iniciativa pretende destacar produtos inovadores, principalmente de uso diário, como é o caso dos artigos de higiene pessoal e íntima. Joana da Cunha, proprietária da mercearia, explica que esta inovação “cria alguma desconfiança às pessoas fazendo com que acabem por não adquirir quaisquer destes produtos”.

A maioria dos produtos são exportados da Alemanha, à exceção de alguns artigos de higiene pessoal, como sabonetes, pasta de dentes, champô sólido, que são de origem inglesa e chinesa.  “Apesar destes artigos existirem em Portugal, a agricultura tradicional portuguesa não consegue produzir matérias biológicas e orgânicas na totalidade”, declara a proprietária da mercearia.

Destacam-se pela transparência, uma vez que todos os produtos vendidos na loja “estão rotulados com as informações necessárias e importantes para que as pessoas comprem o artigo e saibam o que estão a comprar”, refere Joana da Cunha.

Segundo Joana da Cunha “como são produtos naturais os preços são mais elevados, o que leva as pessoas a optarem pela compra mais económica, mas esquecem-se que o champô sólido dura cerca de dois a quatro meses”. 

Habituada à vida do campo, a proprietária refere que esta iniciativa mudou a sua vida e espera que “tenha o mesmo impacto na vida das pessoas e no planeta”.

Nesta época natalícia, é possível encontrar este espaço, na Rua Direita em Viseu, aberto de segunda a sábado, das 10h00 até às 19h00.

a