Candidatura de Aveiro a “Capital Europeia da Cultura” pretende elevar o patamar cultural

A cidade de Aveiro está na corrida para ser Capital Europeia da Cultura em 2027 e o presidente da Câmara de Aveiro, José Ribau Esteves, está convicto de que a cidade vai vencer este título, sendo uma forma de elevar o patamar cultural.

Por Mariana Ferreira

Esta convicção parte do facto de Aveiro ter “uma cultura diferente”, que une, por exemplo, o Museu de Santa Joana e a secular Feira de Março, com o recente Festival dos Canais e com inspirações artísticas em suportes tecnológicos. Não esquecendo que a Universidade de Aveiro é internacionalmente reconhecida nestas áreas do conhecimento.

O presidente da Câmara afirma que a ideia surgiu da aposta do executivo que preside na Cultura, acrescentando que o marketing territorial e a política turística, que assentam principalmente na cultura e no ambiente, são os principais fatores que querem desenvolver.

Desde que o conceito da candidatura surgiu, a Cultura passou a ter expressão nos eventos mais relevantes do município, como a Feira de Março, em que a música ganhou um peso maior. Foram também surgindo novas iniciativas como os Tech Days ou as Criatech Artistic, estruturadas no Aveiro Tech City uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro que transforma a cidade num laboratório vivo capaz de criar mais oportunidades para todos os que vivem, trabalham e visitam a cidade de Aveiro.

Ribau Esteves admite ser improvável estar à frente da autarquia em 2027, mas espera que a promoção cultural de Aveiro tenha continuidade.

Não será só uma cidade de Portugal a acolher a Capital Europeia da Cultura em 2027, uma cidade da Letónia também acolherá. Os dois países selecionados são responsáveis pela organização do concurso entre as suas cidades. Depois da candidatura o foco será a criação de um programa cultural com dimensão europeia. Por fim, a decisão final será dos países, devendo ser tomada no máximo até quatro anos antes do título.

Além de Aveiro, as cidades de Leiria, Faro, Viana do Castelo, Coimbra, Évora, Braga, Guarda e Oeiras também estão na corrida para Capital Europeia da Cultura 2027. Portugal já recebeu este título três vezes, com Lisboa em 1994, Porto em 2001 e Guimarães em 2012.