Museu em casa

 

Procura a melhor vista para o Jardim das Mães em Viseu? A resposta é Casa Museu Almeida Moreira. Mas engane-se quem pensa que é a única beleza deste. Nascido em 1873, Francisco Almeida Moreira foi em tempos o anfitrião desta casa, que deixou em testamento à cidade de Viseu com o desejo que fosse aberta àqueles que a quisessem visitar. Embora tivesse ingressado pela carreira militar, a arte era o que mais o entusiasmava tendo tido um papel crucial na cidade de Viseu e até no país. Almeida Moreira foi, aliás, o fundador do Museu de Grão Vasco e o responsável pelo convite ao mestre Joaquim Lopes para que este pintasse o painel de azulejos do Rossio.

Amigo de artistas como Columbano Bordalo Pinheiro, Raul Lino ou António Ramalho, aliado ao seu amor pela arte, permitiu a Almeida Moreira reunir uma coleção vasta. De pinturas a livros, de esculturas a faianças e porcelanas, o património deixado pelo capitão está todo reunido naquela que foi em tempos a sua casa. Infelizmente, apenas duas divisões do edifício se mantêm fiéis ao que foram em tempos, onde figuram também mobílias do séc. XIX.

Depois de viajarmos pelas peças de alguns dos mais importantes artistas portugueses, acabamos a visita com a coleção de pinturas e caricaturas do próprio Almeida Moreira, onde percebemos não só o seu humor como alguns dos locais que conheceu em muitas das suas viagens.

Visitar a Casa Museu Almeida Moreira não é só visitar a vida de Almeida Moreira, é também visitar a história da arte do nosso país.

 

Texto: Joana Maia Rodrigues

Imagem: André Almeida

a