Dia internacional dos museus celebrado com dupla sessão de curtas-metragens

No dia internacional dos museus, 18 de maio, o Shortcutz Viseu, o Museu Nacional Grão Vasco e o Município de Viseu trouxeram uma dupla sessão especial de curtas-metragens de animação.

As escolas e famílias visualizaram a MONSTRA- Lisbon Animated Film Festival, na versão MONSTRINHA. As sessões decorreram às 14h00 e às 15h30 no Museu Nacional Grão Vasco. Segundo Carlos Salvador, um dos diretores do Shortcutz Viseu, “o apoio da Câmara Municipal de Viseu tem sido enorme e fundamental”.

“A raposa e a sombra” de Damaris Zielke, “Avó” de Roza Kolchagova, “Big encontra um trompete” de Dan Castro, “Ted” de Tada Kongjonrak, “Crescer em casa” de Quentin Haberham, “Etnofobia” de Joan Zhonga, “Chiripajas” de Olga Poliektova e Jaume Quiles, “Modulatório” de Alzebeta Buresová e “A caixa” de Merve Cotur foram as curtas-metragens exibidas para o público viseense mais novo. Sessões estas que chegaram da Alemanha, Bulgária, Reino Unido, Estados Unidos da América, Grécia, Rússia, Espanha e República Checa.

A MONSTRA é um espaço de diálogo entre diferentes idiomas, mundos, culturas, tecnologias, conhecimento e experimentação. Um festival motivador para a criação artística de vanguarda, mostra uma visão profunda de cinema de animação da Estónia para Lisboa e das cidades parceiras da MONSTRA. Este foi o objetivo cumprido pelo festival.  A diversidade de competição que o evento proporcionou, apresenta trabalhos com uma produção nacional de qualidade.

Por outro lado, a MONSTRINHA acontece em mais de 100 escolas de várias cidades, ao longo do ano. Tem como propósito ensinar, convidar e receber pessoas de todas as idades, que possam estabelecer amizades em todo o mundo.

Texto e imagens: Ana Catarina Machado