Direção Regional de Cultura do Centro promove o Dia do Mediterrâneo com uma semana de programação

Com seis dias de programação, o Dia do Mediterrâneo conta com momentos de pleno usufruto e partilha do património cultural, especificamente dirigidos às famílias, que serão desafiadas a (re)descobrirem a cultura mediterrânica.

Por Luciana Soares

O Dia do Mediterrâneo foi instituído, em 2021, pelos 42 Estados Membros da União para o Mediterrâneo, com o objetivo de promover e divulgar a cultura e identidade mediterrânicas e os laços de cooperação entre os Estados Membros desta organização Intergovernamental, entre os quais, Portugal, sendo doravante celebrado a 28 de novembro.

Para Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro “esta celebração e o programa que os nossos museus e monumentos propõem, não só vivifica e visibiliza parte da nossa herança cultural, como se integra plenamente na estratégia que a Direção Regional de Cultura do Centro tem vindo a implementar de aproximação dos espaços patrimoniais ao público, através da oferta de ações e projetos de mediação qualificados.

Paralelamente, este projeto permitiu ainda o desenvolvimento e aprofundamento de importantes parcerias de trabalho que muito nos honram, como é o caso da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra”, que se aliam a Susana Mendes neste programa.

Com datas entre o dia 23 e 28 de novembro, as atividades decorrem no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, e no Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha.