“Um Coração, duas casas”, o livro infantil sobre a separação dos pais

O livro “Um Coração, duas casas” foi apresentado no passado dia 20 de novembro, na Galeria Leituras (In)esperadas, em Vouzela. O tema central é a separação conjugal.

Por Luís Silva

Apresentado no Dia Internacional dos Direitos da Criança, este livro pretende retratar o impacto que uma separação tem no casal, mas, sobretudo, nas crianças, focando-se nas suas dúvidas, receios e até possíveis sentimentos de culpa.

Na sessão de apresentação do livro, João Martins, autor da obra, em conjunto com Ana Rita Dias, preparou uma adaptação da história contada pela personagem Separação, recorrendo ao kamishibai, um teatro de papel.

Na iniciativa esteve presente Carla Maia, vereadora da Cultura e presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco de Vouzela, que reforçou a importância da mensagem que o livro transmite. “Nas minhas funções deparo-me, infelizmente, com casos de separação entre casais e a minha maior preocupação é passar-lhes a mensagem de que eles não se estão a separar dos filhos, mas sim a separar-se enquanto casal”, afirma.

A presidente da CPCJ sublinha ainda que o bem-estar e a felicidade dos filhos deverá sempre ser a prioridade de qualquer ex-casal e que este livro, através de uma mensagem simples e acessível, tem a capacidade de abordar esta questão complexa e que, por vezes, deixa marcas profundas nas crianças.

Carla Maia ainda adiantou que, como forma de trabalhar este tema nas escolas, a autarquia vai distribuir diversos exemplares por todos os jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do concelho.