Município de Castro Daire faz balanço positivo do mês da Floresta e Proteção Civil

O Município de Castro Daire faz balanço positivo das ações realizadas durante o mês de março, mês da Floresta e Proteção Civil. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população castrense para a importância da conservação da floresta destacando o seu interesse económico para a região.

As iniciativas iniciaram-se, no dia 7 de março, com o Seminário sobre Sanidade Agrícola e Florestal, onde foram debatidos vários temas, designadamente, a sanidade na cultura do mirtilo (Drosophila suzukii), a vespa da galha do castanheiro e o nemátodo da madeira do pinheiro.

A apresentação do Plano Operacional pela Comissão Municipal da Defesa da Floresta, teve lugar no dia 14 de março, no Auditório Municipal Palacete das Carrancas.

A caminhada pela floresta com plantação de árvores autóctones, realizou-se no dia 21 de março, iniciativa organizada pelo Município de Castro Daire com a parceria da GNR e da Junta de Freguesia de Moledo, contou ainda, com a participação dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire e de Farejinhas, os Sapadores Florestais da Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva, formandos do IEFP, um grupo de utentes da Santa Casa da Misericórdia de Castro Daire e um grupo de alunos do Agrupamento de escolas de Castro Daire.

A terminar o mês da Floresta e Proteção Civil, decorreu no Auditório do Centro Municipal de Cultura, nos dias 26 e 27 de março, o espetáculo musico-teatral “Tobias e Floresta” direcionado aos alunos do pré-escolar e EB1 do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

A realização das ações tem como objetivo obter, a sensibilização de todos os participantes para a importância dos espaços agrícolas e florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva na sua proteção e valorização.