Vouzela anuncia renovação do projeto de Promoção do Sucesso Educativo até 2023

O projeto de Promoção do Sucesso Educativo, para o ano letivo 2021/2022, anunciado pelo concelho de Vouzela tem como objetivo combater o insucesso escolar e apoiar as ações de mediação escola-família. Esta iniciativa, que vai decorrer até 2023, conta com uma equipa de técnicos especializados nas áreas da Educação e da Psicologia, que estão ao dispor dos agrupamentos de escolas do município.

Por Mariana Torres

O projeto pretende intervir em três níveis, “Mediação Escola – Família”, “Era Digital: novas tecnologias de ensino aprendizagem” e por fim, “Educar pela Arte”.

A “Mediação Escola – Família” consiste em acompanhar os alunos e as suas famílias, de forma a identificar situações que possam comprometer o processo de aprendizagem escolar, o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

A “Era Digital: novas tecnologias de ensino aprendizagem” pretende promover as novas tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem, dando origem à adoção de novas metodologias de trabalho de alunos e professores, com vista a aumentar o fator motivacional e, consequentemente, o sucesso educativo.

Quanto ao último nível desta iniciativa, “Educar pela Arte”, tenciona diminuir o insucesso escolar através do recurso às atividades artísticas, como forma de potenciar o desenvolvimento de relações interpessoais e de competências pessoais, promover a ocupação saudável dos tempos livres e desenvolver um sentimento de pertença à escola e à comunidade.

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Vouzela, Carlos Oliveira, considera que “de um modo geral, ao longo dos últimos anos, foi visível o aumento do sucesso escolar, quer académico, quer ao nível do desenvolvimento de competências pessoais e sociais”.

Para além disso “o aumento da auto-estima dos alunos, o envolvimento dos encarregados de educação no processo de ensino-aprendizagem, o enfoque na área das novas tecnologias e das ciências experimentais revelaram-se como pontos fortes do projeto até agora desenvolvido e aos quais importa dar seguimento”, acrescenta Carlos Oliveira.

O projeto, com continuidade garantida até junho de 2023, prevê um investimento de cerca de 315.000€, financiado a 85% pelo Fundo Social Europeu, e resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.