Médias de cursos de Ciências da Comunicação continuam superiores no litoral

As notas dos últimos classificados nos vários cursos da área das Ciências da Comunicação, a nível nacional, continuam a ser mais elevadas no litoral.

Por Kevin Santos e Léa Diogo

Os dados da Direção Geral do Ensino Superior, acerca das notas dos últimos classificados em cursos da área das Ciências da Comunicação, entre 2010 e 2020m mostram que as instituições do litoral, com grande destaque para os cursos de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa e da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apresentam médias mais elevadas em relação às do interior, tais como no Instituto Politécnico de Viseu ou a Universidade da Beira Interior.

Quando comparados os dados entre Universidades e Institutos Politécnicos, é visível a discrepância entre as notas dos últimos classificados e a evolução destes valores. No caso dos Institutos Politécnicos, verificam-se oscilações entre médias de 9,5 (Instituto Politécnico de Tomar) e 16,0 (Instituto Politécnico de Lisboa). Por outro lado, nas Universidades pode constatar-se uma variação entre 12,67 (Universidade do Algarve) e 17,85 valores (Universidade Nova de Lisboa).

Nas Universidades há uma tendência para se observarem médias muito semelhantes ao longo dos 10 anos em estudo. Já no caso dos Institutos Politécnicos, verifica-se, em alguns casos, uma descida constante do valor de média entre 2010 e 2019. Contudo, em 2020, percebemos uma subida, mesmo que ligeira, em todos os estabelecimentos de ensino superior (à exceção do Instituto Politécnico de Viseu). Já em 2021, continuamos a observar a subida em todas as instituições nacionais.