Rendimento Social de Inserção. Aveiro é a região com maior número de beneficiários da zona Centro

Considerando o número de beneficiários do Rendimento Social de Inserção nos distritos da zona centro (Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém), pôde observar-se uma evolução entre 2004 e 2012 nas localidades de Viseu, Leiria, Aveiro, Santarém e Coimbra. Já os distritos da Guarda e Castelo Branco mantiveram um valor constante. A partir de 2012 até 2021 houve um decréscimo continuo em todas as regiões. De acordo com os dados disponibilizados pela plataforma digital da Segurança Social, é ainda visível um considerável aumento de beneficiários em todas as localidades entre 2009 e 2010.

Por Lara Ferreira e Sandy Porto

Viseu é a região que sofreu um aumento mais acentuado entre 2004 e 2006 e, logo depois, manteve-se constante rondando os 16 mil beneficiários (cerca de 4% da população do distrito), ou seja, registou os maiores números da zona centro neste período. Contudo, desde 2011, Aveiro é a cidade que mais se destaca quanto a este tipo de apoio, tendo atualmente cerca de 9 mil pessoas a receber o subsídio.

A nível de beneficiários, Guarda e Castelo Branco evoluíram de forma mínima entre 2009 e 2010 e, a partir de 2012, mantiveram os mesmos valores, rondando os 3 mil apoios. Santarém e Leiria evoluíram no mesmo sentido, mas com valores distintos: enquanto Santarém chegou aos 10 mil beneficiários, Leiria não passou dos 9 mil.

Os valores não aparentam estar relacionados com a crise financeira que levou à intervenção da Troika, pois em 2010 o número de pessoas apoiadas diminuiu em todas as regiões da zona centro. Ao contrário do centro de Portugal, as grandes cidades do país aumentaram o número de beneficiários (especialmente Porto e Lisboa) confirmando que a crise teve um maior impacto nesses locais.

a