Departamento de Engenharia Civil celebra 25 anos de atividade

O Departamento de Engenharia Civil (DEC), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGV), do Instituto Politécnico de Viseu, comemora no ano letivo 2017/2018, 25 anos de atividade. A principal missão do DEC, neste quarto de século, foi sempre formar profissionais aptos a desempenharem funções em todas as áreas da engenharia civil e ainda contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região.

No âmbito das comemorações do 25.º aniversário, o DEC organiza um vasto conjunto de eventos – Jornadas Técnicas/Dia do DEC 2018 – abertos a toda a comunidade, i.e., alunos, ex-alunos, técnicos e profissionais do setor da construção.

As Jornadas Técnicas iniciam-se no dia 7 de maio, a partir das 14h30, no Anfiteatro 2 da ESTGV, com a “Associação de Produtores de Tubos e Acessórios”. No dia seguinte, 8 de maio, desta feita no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, sessão dupla: na parte da manhã, pelas 9h00, é a vez da “Repsol Asfaltos de Portugal”, à tarde, cerca das 14h30, espaço concedido à “Portugal Steel”.

O Dia do DEC 2018, intitulado “25 Anos do DEC”, decorre na manhã do dia 9 de maio, a partir das 9h30, no Auditório da ESTGV, com a sessão de abertura, seguindo-se as palestras, que têm com oradores Renato Bastos (Adão da Fonseca – Engenheiros Consultores, Lda.), com a sua apresentação a versar a “Evolução das Estruturas de Engenharia Civil: Passado, Presente e Futuro”; e Ugo Bernardinelli (ASCENDI), com o tema “Sistemas de Gestão de infraestruturas Rodoviárias”.

Na parte da tarde, o diretor de Departamento apresenta o tema “O DEC – Passado, Presente e Futuro”, seguindo-se a comunicação a cargo do professor Luís Vasconcelos, docente do DEC, “Das rotundas convencionais às turbo-rotundas”, no âmbito do “Viseu Capital Jovem da Segurança Rodoviária”. Após a entrega dos prémios de Melhor Aluno, realizam-se ainda apresentações por parte de ex-alunos, subordinadas ao tema “Vivências e Sucessos Profissionais”.

Mais informação e inscrições, gratuitas mas de validação obrigatória, em http://dep.estgv.ipv.pt/departamentos/dcivil/25-anos-departamento-de-engenharia-civil/.