Preços dos quartos para estudantes diminuíram nos últimos dois anos

Terminadas as colocações da 1º fase de acesso ao ensino Superior, o preço dos quartos na zona Centro do país (Viseu, Guarda, Aveiro, Coimbra, Leiria, Castelo Branco e Santarém) diminuiu entre os meses de setembro de 2019 e outubro de 2021.

Por Mariana Fernandes e Rute Pereira

Santarém e Castelo Branco são as cidades que registaram valores mais baixos nas rendas dos quartos entre setembro de 2019 e outubro de 2021, com um preço mínimo de 80 euros.

De acordo, com os dados divulgados pela plataforma digital “Alfredo Student” os preços dos quartos tiveram um aumento de 16 euros na região de Castelo Branco. Já em Viseu registou-se uma diminuição de 67 euros pelo alojamento.

No mês de novembro de 2019, Aveiro foi a cidade que obteve o valor mais elevado das rendas em comparação com as outras regiões, com um preço máximo de 573 euros.

A nível do custo médio, os quartos na Guarda custam 123 euros, enquanto em Coimbra e Aveiro o preço varia entre 180 e 232 euros, respetivamente. Destaque para os valores das localidades de Leiria (177 euros), Santarém (168 euros), Viseu (150 euros) e Castelo Branco (140 euros).

Coimbra é a região com mais quartos disponíveis (274), o que se deve ao facto de a maioria dos alunos procurarem alojamento nas residências da universidade, segundo o Observatório do Alojamento Estudantil.

O número de estudantes na cidade de Coimbra destaca-se, uma vez que, é a região que recebe mais estudantes, cerca de 35541. Em sentido contrário Guarda recebe cerca de 2590 alunos.

Atualmente a zona que regista a renda mais elevada é Aveiro, com um valor máximo de 351 euros.

Imagem de mastersenaiper por Pixabay