Criação de escultura desafia comunidade do Politécnico de Viseu a participar

“Artefactos-Pictográficos Politécnicos” é o nome do projeto que visa a construção de um conjunto de esculturas, composto por, no mínimo, cinco módulos – cada um representando o Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e as cinco escolas que o compõem. Sob coordenação de João Dias, a iniciativa integra-se no âmbito dos apoios especiais do Politécnico.

Por Luís Silva

Um projeto que será realizado em conjunto com a comunidade do IPV, englobando esforços de estudantes, docentes, funcionários e colaboradores, a escultura tem como objetivo a celebração dos 40 anos do Instituto Politécnico. Implantado num local ainda a decidir, o monumento contará com a “aplicação de técnicas, procedimentos e competências pessoais ou apreendidos pelos estudantes do PV”, explica João Dias na sua página web.

Tendo em vista a criação de um novo elemento simbólico, tanto a conceção e construção dos módulos, bem como a sua forma final, serão fruto de uma iniciativa de arte participada. Este processo de colaboração está aberto aos interessados por Call (num formato de workshop dinâmico), de forma a que participem nas sessões de discussão, desenvolvimento e execução do projeto, que decorrerão a partir do mês de junho até setembro. As inscrições estão disponíveis até dia 13 de junho em https://joaodias.studio/portfolio/artefactos-pictograficos-politecnicos/ , estando limitadas a um número máximo de 10 participantes.

A iniciativa “Artefactos-Pictográficos Politécnicos” decorre ao abrigo do Programa de Apoios Especiais do Instituto Politécnico de Viseu – Projetos “fora de competição”.