Município de Viseu promove encerramento ao trânsito no Centro Histórico

No âmbito da iniciativa “Verão na Cidade-Jardim”, o Centro Histórico de Viseu vai promover o encerramento do trânsito às sextas-feiras, sábados e domingos. A medida estará em vigor até ao dia 21 de setembro.

Por Luís Silva

Com o objetivo de promover um território “mais confortável e amigo do ambiente”, o Município de Viseu procura desincentivar o uso do automóvel no Centro Histórico, de modo a que os habitantes da cidade e turistas possam usufruir, em pleno, das ruas e praças de forma segura e propícia a uma circulação a pé ou em bicicleta. Para além disso, o Centro Histórico será um dos palcos principais da iniciativa “Verão na Cidade-Jardim”, que arrancou no dia 9 de junho, e que acolhe uma programação multidisciplinar direcionada para todos os tipos de público.

Desde a última sexta-feira, dia 18 de junho, que a medida de encerramento ao trânsito está em vigor. Até 21 de setembro, todas sextas-feiras e sábados, entre as 16 horas e as 23h30, bem como aos domingos, das 15 às 19 horas, a Polícia Municipal de Viseu será responsável pelos cortes de trânsito e respetivos apoios no terreno.

A interdição no Centro Histórico contempla o início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé, mantendo-se a circulação pela Calçada da Vigia. Regista-se como exceção o acesso a moradores e clientes dos hotéis Palácio dos Melos e Casa da Sé pela Porta do Soar.

“Nos horários de culto e cerimónias religiosas, a ter lugar na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será permitido, excecionalmente, nestes períodos, pela Travessa da Misericórdia”, sublinha a Câmara Municipal de Viseu.

Ainda em contexto de pandemia, a autarquia relembra a importância do uso obrigatório de máscara, a higienização regular das mãos, o cumprimento do distanciamento social e da etiqueta respiratória, assim como o evitar de aglomerados em nome do bem-estar coletivo.

É de notar que, em virtude da evolução da pandemia e da avaliação semanal realizada, os horários de abertura e fecho do trânsito no Centro Histórico de Viseu poderão ser sujeitos a alterações.

a