“O Castelo de Vidro”, a sua casa é onde está o seu coração

Baseado no livro da jornalista Jeanette Walls, Castelo de vidro retrata a infância da escritora, criada no seio de uma família nómada e pobre, com os seus irmãos.

Por detrás de uns brincos de pérolas, roupas caras e um penteado impecável, seria difícil adivinhar que a protagonista do filme esconde uma história. História esta de sobrevivência num meio de um estilo de vida nómada, negligente e disfuncional dos seus pais. Os seus dias e dos três irmãos incluíam mudanças de endereço constantes, privações, conflitos, uma mãe insistente e um pai alcoólico incapaz de lidar com a sua vida.

O filme rende cenas que arrancam algumas lágrimas ao espectador, propondo um jogo curioso de perspetiva, de recusa e aceitação, cumprindo a tarefa de dar forma, som e cor às recordações da jornalista Jeannette Walls.

O grande mérito da trama prende-se ao facto de apresentarem personagens reais, complicadas e com problemas, num mundo em que ninguém é inteiramente bom ou mau. Com isto, o filme transmite que o modo como se é educado será refletido no futuro e que os pais podem ser afáveis e cruéis ao mesmo tempo, algo que a jornalista aprendeu da pior forma possível.

 

Texto: Daniela Costa

Imagem: Divulgação

 

a