Região Viseu Dão Lafões candidata-se à implementação de Unidades Móveis de Saúde

No passado dia 27 de abril, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou uma candidatura ao Programa Operacional Centro 2020, tendo em vista a aquisição de doze Unidades Móveis de Saúde, no valor de meio milhão de euros.

Por Luís Silva

Desenvolvida no âmbito do projeto de implementação de Unidades Móveis de Saúde na Região Viseu Dão Lafões, esta candidatura tem como objetivo possibilitar à população desta comunidade beneficiar de serviços de saúde de proximidade. A Comunidade Intermunicipal completa que está prevista a aquisição de doze viaturas ligeiras adaptadas a unidades móveis de prestação de cuidados de saúde. Considerando as crescentes questões ambientais, as doze Unidades Móveis de Saúde serão elétricas, reduzindo a pegada de carbono nos 14 concelhos constituintes da CIM.

Em parceria com a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS Centro), este projeto intermunicipal visa “promover a prestação de cuidados de saúde domiciliários a pessoas em situação de dependência funcional, doença crónica ou em processo de convalescença, cuja situação não permita a deslocação de forma autónoma”, esclarece a CIM.

Enquadrando-se na Estratégia Nacional e Regional para o Desenvolvimento dos Cuidados de Saúde Primários, Rogério Mota Abrantes, presidente da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, classifica esta candidatura como “uma mais-valia para o território”, uma vez que “irá aproximar os cuidados de saúde primários a todos os cidadãos, garantindo que as populações tenham acesso pleno a serviços de saúde de qualidade e de proximidade”. 

O presidente da CIM conclui que o reforço dos serviços de saúde domiciliários e de apoio social, tendo em conta uma maior perspetiva de proximidade, contribuem para a redução da necessidade de se recorrer com maior frequência a Centros de Saúde ou a atos médicos simples e rotineiros, principalmente por parte da população mais idosa.

A CIM Viseu Dão Lafões é constituída pelos concelhos de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

a