Projeto “Aldeias do Conhecimento” recolheu memórias das Termas de São Pedro do Sul e do Carvalhal

O projeto “Aldeias do Conhecimento”, promovido pelo consórcio Termas Centro, disponibilizou os primeiros resultados de um trabalho que se vai prolongar até 2022. A recolha documental começou nas Termas do Carvalhal, em Castro Daire, e nas Termas de São Pedro do Sul, estando já disponíveis dois vídeos-trailer, de poucos minutos, que servem de “aperitivo” para o trabalho final.

Por Luciana Soares

O projeto “Aldeias do Conhecimento” compreende várias etapas, ao longo de dois anos. Após os estudos preliminares, começou a fase de recolha dos registos audiovisuais – entrevistas, registos de tradições e de paisagens – em cada um dos territórios onde se situam os balneários termais incluídos na rede Termas Centro. No total, serão captados mais de 400 registos, que incluem memórias das estâncias termais e outros aspetos patrimoniais considerados relevantes em cada concelho, particularmente os ligados à temática da água e dos seus usos locais.

Nas Termas do Carvalhal, as entrevistas e outros registos audiovisuais privilegiaram os usos da água nas comunidades rurais, desde a exploração da água termal no maciço granítico local, até à água usada para consumo humano, consumo animal, para regar os campos e como fonte de energia motriz.

No caso das Termas de São Pedro do Sul, o resultado revela a vivência e as memórias das populações, proprietários hoteleiros e aquistas, numa localidade de matriz rural que há muito recebe visitantes de todo o país, atraídos pelos tratamentos termais e pelos encantos da paisagem, gastronomia regional e património cultural.

O projeto está a ser realizado para as Termas Centro pela associação cultural Binaural Nodar, que se dedica há mais de quinze anos à etnografia e criação artística sonora e audiovisual. Com base nas recolhas efetuadas, está prevista a apresentação de uma exposição multimédia itinerante, a criação de um espetáculo contemporâneo em espaços termais e um ciclo de ateliês “Viver o Património das Termas Centro”, entre outras vertentes.

O vídeo das Termas do Carvalhal e de São Pedro do Sul já se encontram disponíveis e podem ser vistos aqui e aqui.

a