Spotlight mereceu o Oscar 2016 de melhor filme

O filme que ganhou o Oscar 2016 na categoria de melhor filme é Spotlight. Baseado em factos reais, conta o processo de desmantelamento (por um jornal) de uma rede de pedofilia praticada por membros da igreja católica da cidade de Boston.
A existência de casos de pedofilia em todo o mundo não é um dado novo. O que não era de esperar é que fosse praticado por membros da igreja, em Boston. Esta é a questão que faz desenrolar a história de Spotlight e deixa qualquer pessoa presa ao ecrã. Ao percorrer esta narrativa cinematográfica é possível observar essa realidade encoberta (pedofilia) de uma forma muito dura, mas também entusiasmante.
Numa redação de um jornal, chega um novo editor que opta por aumentar as vendas contribuindo para o bem da sociedade. Em cenas realizadas por atores como Michael Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matty Carroll (Brian d’Arcy James) é visível a perturbação que um caso desta dimensão tem em quem investiga.
Os jornalistas de Spotlight de tudo fazem para descobrir a informação, principalmente quando está nas suas mãos um caso esquecido como a pedofilia dos padres de Boston.
Desta forma, é um grande exemplo do bom trabalho jornalístico e da sua importância no ceio da sociedade, mas mais que isso, o quanto é fácil a igreja esconder os seus escândalos.

Andreia Freitas

a