“Vinhos de Inverno” aqueceu noites frias de Viseu

Nos passados dias 7,8 e 9 de Dezembro, o Solar do Vinho do Dão recebeu o evento enoturístico “ Vinhos de Inverno” que fez os viseenses viajar pelo mundo do néctar dos deuses. Este evento teve a companhia do festival literário “ Tinto no Branco” que contou com a programação mais internacional dos últimos quatro anos.

Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu conta que, este evento é especial para a cidade já que junta o melhor que o vinho do Dão e a literatura portuguesa tem para oferecer. “É uma combinação perfeita para os apreciadores de vinho e da gastronomia”, acrescenta.

Este ano realizou-se a 4ª edição do evento, que contou com uma programação bastante internacional o que lhe confere um cariz de destaque e diferenciação em comparação com edições anteriores. O Solar recebeu convidados como Abrãao Vicente, ministro da Cultura e das Indústrias de Cabo Verde e também poeta, Mia Couto, Joanne Harris autora do best-seller “Chocolate”, Olivier Rolin, Pedro Abrunhosa e entre tantos outros.

Almeida Henriques destaca o contraste que há no evento uma vez que este “permite às pessoas desfrutar deste solar quinhentista” e em simultâneo das artes contemporâneas.  Adianta ainda que, estes eventos contribuem bastante no combate à descentralização, e na divulgação do que de melhor tem o interior do país. “Viver no interior não é uma fatalidade mas sim uma oportunidade”, afirma o autarca.

Para Almeida Henriques, a cidade de Viseu tem provado através do seu crescimento turístico que é uma cidade que consegue combinar os seus mais de 2500 anos de História com a modernidade, através da inovação como é o caso do evento “Vinhos de Inverno”. Acrescenta ainda que é a maior cidade fora do litoral e que o objetivo é mostrar a quem visita e a quem vive que “as coisas boas não há só em Lisboa e no Porto.”

Em entrevista ao Jornal #DaComunicação, o presidente da Câmara de Viseu, Almeida Henriques, destacou a importância que os jovens têm na cidade. E que a mesma está a criar condições para que “quer os alunos da Escola Superior de Educação quer os outros restantes 7 mil possa desenvolver na cidade de Viseu as suas áreas profissionais.”

O evento enoturístico “Vinhos de Inverno” e o festival literário “Tinto no Branco” prometem regressar no próximo ano para aquecer as noites de Dezembro dos viseenses.

Na sua edição mais internacional de sempre, o Festival Literário de Viseu “Tinto no Branco” renovou o seu estatuto enquanto “cartão-de-visita” cultural e turístico de inverno e provou que literatura, gastronomia e vinhos do Dão continuam a ser um trio de sucesso. Ao longo dos últimos três dias, o evento literário, acompanhado pelo Salão “Vinhos de Inverno”, conquistou mais de 5500 visitantes.

Texto e imagens: Ana Margarida Rodrigues