“A verdade da Mentira”

“A verdade da Mentira” é um livro escrito por Gonçalo Amaral, um dos responsáveis pela investigação em torno do desaparecimento de Maddie, a menina inglesa de 4 anos que estava de férias com os pais em Portimão quando desapareceu. Um livro com cerca de 220 páginas, fácil e rápido de ler, cujo autor se viu no direito de defender por uma carreira profissional arruinada, um casamento destruído e uma investigação falhada.
Inicialmente, a obra relata os primeiros contatos com os locais onde a criança costumava estar na semana de férias qu, para si, seria a última. Pontas soltas, dados mal contados pelos amigos e familiares da vítima, culpando um presumível raptor, fazem parte da narrativa. Ao longo da investigação é visível o apoio das forças policiais britânicas, a disponibilidade dos seus melhores investigadores em teses de rapto e ainda dois dos seus melhores cães treinados para detetar odores a cadáver e a sangue humano.
As inconsistências da polícia britânica começam quando a família da vítima se torna arguida. Provas desaparecem, dados sobre ADN da vítima analisados em laboratórios ingleses nunca voltam para Portugal e a imposição de limites à polícia portuguesa, nesta investigação, não se fazem tardar. Gonçalo Amaral vê a casa dos vizinhos ser assaltada numa noite que dedicou a estar com a sua filha, sabendo posteriormente que os assaltantes apenas levaram documentos. A possibilidade da menina inglesa ter sido sedada com medicamentos para dormir, ou de poder sofrer de abusos sexuais por pessoas chegadas são pontas soltas que deixam incógnitas na investigação.
Antes de reportar factos, Gonçalo Amaral refere a atenção que deve ser dada aos media nos dias atuais e como uma entrevista mal dada a um órgão de comunicação social inglês pode ter sido meio caminho andado para o fim da sua carreira, bem como a imagem de Portugal como um país do terceiro Mundo. Alianças Luso-britânicas, como dizem os antigos: ” sempre foram mais proveitosas para os ingleses do que para os portugueses…”.

Ana Filipa Ferreira (texto e foto)

a