Parlamento aprova Eutanásia. Deputados de Viseu votam contra

Os cinco Projetos Lei de Despenalização da Eutanásia foram aprovados, em Assembleia da República, na passada Quinta-Feira (20 de Fevereiro).

Por Simão Almeida

Após debate no Parlamento, os Projetos Lei, apresentados pelo Partido Socialista (PS), Bloco de Esquerda (BE), Partido Ecologista – Os Verdes (PEV), Pessoas – Animais – Natureza (PAN) e Iniciativa Liberal, para a Despenalização da Morte Medicamente Assistida foram aprovados, em maioria.

Dos 222 deputados presentes no Parlamento, sete foram eleitos pelo Círculo Eleitoral de Viseu. Cinco votaram contra a Despenalização da Eutanásia, um votou a favor e um absteve-se. António Lima Costa (PSD), Carla Antunes (PSD), Fernando Ruas (PSD), Pedro Alves (PSD) e Graça Reis (PS) votaram contra a Despenalização da Eutanásia. João Azevedo (Cabeça de Lista do PS) absteve-se e José Rui Cruz (PS) votou a favor da medida.

Em comunicado à Agência ECCLESIA, o Bispo de Viseu, D. António Luciano, referiu que se manifesta contra a Despenalização da Morte Medicamente Assistida. “Digamos sim à vida e não a uma cultura de morte. Não à eutanásia, ao suicídio assistido e a outras formas de antecipar a morte das pessoas”, referiu D. António Luciano, que trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra. O Bispo de Viseu refere ainda que “antes de ser uma questão ligada à religião, é uma questão da razão, do humano, do ético”.

Em comunicado, o Grupo José de Mello Saúde, detentor da Rede de Hospitais CUF, presente na Cidade de Viseu, indica que vai recusar-se à prática da Morte Medicamente Assistida, em todas as Unidades de Saúde. “A José de Mello Saúde e os seus Conselho Médico e Conselho de Enfermagem vêm reafirmar o compromisso com o seu Código de Ética, aplicável a todas as unidades da rede CUF, que consagra o princípio do respeito absoluto pela vida humana e pela dignidade da pessoa”.

No comunicado, é também referido que “A José de Mello Saúde considera a vida humana como o primeiro e o mais elevado de todos os valores, prevalecendo sobre os interesses da Ciência e da Sociedade”, afirmando a oposição à Despenalização da Eutanásia.

Os Projetos Lei informam que o pedido de Eutanásia, realizado através de um médico, só será permitido a pessoas com uma idade superior a 18 anos, sem problemas psicológicos ou doenças mentais, em situação de sofrimento e doença incurável.

a