Estudantes elegem representantes para o Conselho Geral

Aproxima-se o ato eleitoral para definir o próximo Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu. Por parte dos alunos existem três listas candidatas que vão a votos no próximo dia 7 de março.

O Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) é o órgão máximo da instituição, com a responsabilidade de eleger o presidente do IPV e também a aprovação de estratégias ao nível científico, pedagógico e financeiro, entre outras importantes decisões que garantem o futuro do Politécnico. O Conselho Geral é composto por 16 professores e 5 alunos, que posteriormente elegem os membros coaptados, completando assim o Conselho Geral da instituição.
O candidato pela lista A é Mauro Pinto, estudante de Gestão de Empresas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. Ele que há dois anos foi eleito conselheiro do IPV, não tendo qualquer oposição, uma vez que havia uma única lista. Esse aspeto foi realçado pelo próprio. “Espero que o facto de existirem três listas de alunos seja revelador de uma aproximação e interesse por parte dos estudantes às causas académicas, com o intuito de representar e defender os alunos, defendendo ao mesmo tempo o interesse do próprio Instituto, e não como meros votantes cujo objetivo é unicamente serem eleitos”, explica.
Como um dos principais objetivos para o próximo mandato, o candidato da lista A defende a importância de criar condições para que o IPV seja atrativo para os jovens. O combate ao insucesso escolar e a criação de algumas medidas facilitadoras para os alunos que queiram mudar de curso dentro da instituição, são também objetivos primordiais. Mauro Pinto defende a importância de “criar condições que atraiam estudantes para o interior e para o IPV, porque interior não é sinónimo de inferior!”. Considerando a crise financeira e demográfica do país, o candidato salienta a necessidade de “aumentar a captação de estudantes, licenciaturas, mestrados e cursos técnicos superiores profissionais”. Outra medida pela qual a lista A promete lutar é “a criação de mecanismos de acompanhamento de casos identificados como de risco, de forma a criar uma maior flexibilidade para os alunos que não estão no curso para o qual têm mais aptidão, facilitando as transferências dentro da instituição”.
Encabeçando a lista B, Ricardo Santos, também ele estudante de Gestão de Empresas da ESTGV, assume que a sua lista é a mais capacitada e preparada para encarar este desafio. “Somos a lista mais bem preparada, a única que reflete efetivamente a presença de todos os alunos dos cinco polos do IPV. Todos os membros da nossa lista têm ao longo de vários anos desempenhado cargos de enorme responsabilidade, de forma eficaz, discreta e acima de tudo defendendo os interesses dos alunos”, refere. Outro aspeto considerado fundamental pelo candidato é a integração no mercado do trabalho, comprometendo-se para isso, a fazer a ponte de ligação entre o IPV e as empresas. “Estamos determinados em ajudar o IPV na obtenção de uma melhor imagem para o exterior e acima de tudo em fazer uma ligação muito próxima e importante junto das empresas para que os alunos possam rapidamente ser integrados no mercado de trabalho, esse é o nosso principal foco”, sublinha o candidato da lista B.
Ricardo Santos foi bastante critico relativamente ao grupo de alunos que compõe o atual Conselho Geral, acusando-os de passividade, “ninguém sabe o que fazem, quais os objetivos que traçaram para defender os interesses dos alunos, quais os interesses dos alunos que têm sido defendidos, entre inúmeras questões para as quais não há resposta”.
A lista C, tem como candidato Tiago Nogueira Santos, aluno de engenharia Agronómica da Escola Superior Agrária de Viseu. “Candidato-me ao Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu, como representante dos alunos, cuja lista tenho a honra de encabeçar, pois considero que é composta por elementos sérios, competentes e responsáveis, com provas dadas no que toca à defesa e representação dos alunos”, salienta. O candidato da lista C diz querer “ter uma voz ativa, construtiva e participativa neste que é o órgão máximo do IPV, contribuindo sempre de forma a defender não só os alunos como o próprio instituto”.
Tiago Santos identifica a defesa dos alunos como o grande objetivo para o mandato e faz questão de destacar que a sua lista representa a instituição em geral e não apenas um curso ou interesses individuais. “Esta é uma lista que representa toda uma instituição e não apenas cursos ou interesses de forma individual, em que a nossa preocupação é garantir a representação de cada uma das cinco escolas que compõem o IPV”, destaca.
Dia 7 de Março, cada aluno poderá exercer o seu direito de voto na escola que frequenta. De destacar que o mandato dos alunos é de dois anos, enquanto que o mandato dos professores é de quatro anos. No caso dos docentes também existem três listas candidatas. O professor José dos Santos Costa, da Escola Superior de Saúde, encabeça a lista A, o professor Pedro Rodrigues, da Escola Superior Agrária, lidera a lista B, e o professor João Luís Monney de Sá Paiva, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, encabeça a lista C.

Texto: João Miguel Carvalho
Imagem: Instituto Politécnico de Viseu