“Tramas” do artesanato de Viseu ganham vida pela luz na Casa da Ribeira

A Casa da Ribeira, em Viseu, inaugurou no dia 29 de fevereiro uma nova exposição temporária, dedicada à valorização do papel e da figura do artesão, dos materiais, técnicas e identidade do artesanato de Viseu.

“TRAMA – Produtos Artesanais de Viseu” é o nome desta exposição, assinada pela criadora e ilustradora viseense Ana Verónica, e é um dos projetos apoiados pela linha “Criar”, do programa municipal VISEU CULTURA 2019/2020.  

O projeto “TRAMA” surge de um trabalho de investigação do Mestrado em Design iniciado pela autora, que “mergulhou” no estudo das “tramas” do artesanato, ou seja, das técnicas e enlaces produzidos para criar determinados padrões e peças. Em destaque estão as Rendas de Bilros, a Cestaria, as Flores de Papel de Fragosela e o Linho de Várzea de Calde.

A partir desta investigação, Ana Verónica foi desenvolvendo todo um processo criativo até trazer a público os resultados finais, que os visitantes poderão agora conhecer. Englobam-se aqui desenhos e ilustrações originais que resultam dos padrões criados pelas técnicas de artesanato, assim como um conjunto de fotografias do processo, vídeos e outros documentos.

É possível ainda contemplar produtos finais do projeto, elaborados pelos artesãos, assim como outras pelas especificamente desenhadas para o espaço da exposição. Em ambas, as suas “tramas” ganham vida pela exposição à luz, natural e artificial, estabelecendo assim  um diálogo próximo com as novas práticas do design, num cruzamento do tradicional e milenar e o contemporâneo.

“TRAMA – Produtos Artesanais de Viseu” poderá ser visitada até 30 de agosto de 2020.

a